Mafra participa de seleção do prêmio Melhores Práticas em Gestão Local

O Município de Mafra está participando da 6ª edição do prêmio Caixa para Melhores Práticas, que premiará 10 projetos de gestão municipal local. No Estado somente Mafra e Florianópolis disputam o troféu  e o repasse de R$ 25mil. Para tanto, as Secretarias do Bolsa Família e Ação Social  de Mafra, protocolaram através dos respectivos secretários Ivan Dutra   e  Auréa Bastos Davet, em 31 de julho de 2009,  junto a Caixa Econômica Federal – GidurFL em Florianópolis, projeto social "Estação Social", que visa estimular os  beneficiados do Bolsa Família a desenvolver suas potencialidades para o trabalho, por intermédio de Incubadoras. O Prefeito Jango Herbst aprovou a ideia e assinou no dia 3 de agosto  o termo de adesão entre Prefeitura e Caixa Econômica. "Vamos aguardar com muita expectativa uma resposta positiva para ser relacionado entre os 10 projetos selecionados pela Caixa", declarou. Enquanto o município aguarda o resultado da seleção, o projeto já está em fase de implementação e faz parte do PPA da Secretaria do Bolsa Família.

O projeto apresentado refere-se a implementação de ações desenvolvidas junto as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família buscando a autonomia de renda  e a sustentabilidade econômica das mesmas. Através de cursos que vinham ocorrendo junto a Secretaria de Ação Social pode-se constatar que há um grande interesse em sair da linha da pobreza e buscar um espaço de autonomia e independência de benefícios social.

Projeto

O projeto Estação Social refere-se a organização efetiva, estrutura e sistemática de Incubadora Social onde as pessoas serão estimuladas a desenvolver suas potencialidades para o trabalho. Os recursos e equipamentos existentes como o Banco de Alimentos, máquinas de costura, o Telecentro entre outros,  poderão ser otimizados e direcionados de maneira técnica e profissional, através de planejamento estratégico a inserção das famílias no mercado de trabalho formal ou ao trabalho autônomo. Porém, visando a geração de renda e a auto-sustentabilidade.

Segundo o Secretário Ivan Dutra, as famílias de maneira geral, apesar de lutarem pela inclusão no Programa Bolsa Família vêem neste uma possibilidade limitada e efêmera na renda familiar pois sendo um programa de transferência de renda poderá ser remodelado a qualquer momento excluindo e/ou cancelando benefícios. "Precisamos olhar por estas famílias e assegurar a elas a qualidade de vida digna de um trabalhador com liberdade para ganhar e aplicar seu salário e não seu benefício". A Secretária da Ação Social Aurea Bastos Davet compartilha da proposta e aguarda a aprovação do projeto para que as ações aconteçam com sucesso.

O projeto Estação Social, foi orientado pela Mestre em Educação e Tecnologia de Informação pela Universidade Federal do Paraná, especializada em MBA PUC-RS,empresária residente em Mafra – Ariana Chagas Gerzon Knoll.

Prêmio

A Caixa premiará até 10 projetos de gestão municipal local, a Melhores Práticas selecionadas primeiramente pelo Comitê Regional em Santa Catarina e pelo  Júri Externo na ultima fase de julgamento e conhecidas e premiadas em evento em Brasília e recebem os seguintes prêmios: Troféu, repasse no valor R$ 25.000,00, inscrição das Melhores Práticas com documentação traduzidas para o inglês no Prêmio Internacional de Dubai – Best Pratices And Local Leadership Programme/Habitat/ONU., disseminação no Site da Caixa.