Viva bem com a coluna que você tem completa 5 anos de atividades

 

O Programa "Viva bem com a coluna que você tem" desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde de Mafra (através do Mafra em Forma)  em parceria com a Universidade do Contestado (por meio do Núcleo de Educação Física) completará 5 anos de atividades na próxima terça, dia 1 de setembro.  O evento de comemoração está agendado para às 8h30min do dia 1º , no auditório da UnC e fará parte do calendário de aniversário de Mafra.

O programa "Viva bem com a coluna que você tem" faz parte do projeto "Mafra em Forma" e visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia, suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida. Dentre os objetivos destacam-se:

– proporcionar tratamento diferenciado em usuários com lombalgia aguda por meio de exercícios físicos e fisioterapia;

– melhorar níveis de aptidão física relacionada à saúde (força, composição corporal, flexibilidade capacidade cardiorrespiratória);

– Diminuir a dor dos usuários por meio de exercícios físicos.

Atividades

O programa é desenvolvido na Academia da Universidade do Contestado, Campus Mafra nas terças e quintas-feiras, das 7 às 11 horas, com atividades de fortalecimento muscular, alongamentos, trabalho aeróbio e orientações sobre postura adequada. Atualmente atende cerca de 40 pessoas, mas já passaram pelo projeto 213 pacientes do SUS. A equipe que atua no programa é composta pelos profissionais Professor Nilton Furquim Junior, Professor Daniel Rogério Petreça, Fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues e Acadêmica de Educação Física Edilaine.

Premiado

 O projeto já foi apresentado em vários Congressos da área como o Brasileiro de Atividade Física e Saúde, Seminários promovidos pela Universidade do Contestado (SEDEP E SEDEC), Congresso Internacional de Fisioterapia, conquistando em 2005 o prêmio de melhor trabalho científico no IIº Congresso Catarinense de Coluna Vertebral.