“Viva bem com a coluna que você tem” completou 5 anos de atividades

 

 

mais de 200 pessoas já passaram pelo programa

 

O Programa "Viva bem com a coluna que você tem" desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde de Mafra (através do Mafra em Forma) em parceria com a Universidade do Contestado (por meio do Núcleo de Educação Física) completou 5 anos de atividades nesta terça-feira, 01 de setembro, reunindo alunos e professores do programa, no auditório da UnC.

O programa "Viva bem com a coluna que você tem" faz parte do projeto "Mafra em Forma" e visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia, suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida.

Satisfação

O programa "Viva bem com a coluna que você tem" é desenvolvido na Academia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, duas vezes por semana.  Dentre as atividades praticadas estão o fortalecimento muscular, alongamentos, trabalho aeróbio e orientações sobre postura adequada. Para Arilton Batista Siqueira, 46 anos, aluno do programa há um ano e seis meses, logo que começou a prática esportiva, sentiu sua vida mudar. "Após 60 dias no programa, senti melhoras. Tinha dores nas pernas e nas costas e dificuldade para caminhar. Hoje estou muito melhor, pois as dores diminuíram", conta. Já para uma das participantes desde o início das atividades do "Viva bem com a coluna que você tem", Jurema de Oliveira, 80 anos, as dores nas articulações estão bem menores e sua disposição aumentou. "Sempre fui ativa, mas hoje saio mais para passear, cuido melhor do meu quintal e não deixo de participar das aulas de ginástica", enfatiza.

Equipe

Atualmente o "Viva bem com a coluna que você tem" atende 45 pessoas, mas já passaram pelo projeto 213 pacientes do SUS. A equipe que atua no programa é composta pelos profissionais Professor Nilton Furquim Junior, Professor Daniel Rogério Petreça, Fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues e acadêmica de Educação Física Edilaine. Para Fabíola, uma das idealizadoras do Mafra em Forma, o programa tem dados resultados positivos. "O esforço e o reconhecimento do trabalho mostram que é possível trabalhar fisioterapia e educação física juntos, chegando a ótimos resultados", finaliza.

Reconhecimento
O projeto já foi apresentado em vários Congressos da área como o Brasileiro de Atividade Física e Saúde, Seminários promovidos pela Universidade do Contestado (SEDEP E SEDEC), Congresso Internacional de Fisioterapia, conquistando em 2005 o prêmio de melhor trabalho científico no II Congresso Catarinense de Coluna Vertebral.