Mafra segue rumo à melhoria da educação básica

termo assinado entre MEC e Prefeitura Municipal de Mafra vai vigorar por 4 anos

A Prefeitura Municipal de Mafra, representada pelo Prefeito Municipal, João Alfredo Herbst e pela Secretária Municipal da Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, assinaram, no dia 11 de setembro, o "Termo de Cooperação Técnica nº. 23914", do Ministério da Educação (MEC). Esse termo objetiva a conjugação de esforços entre as partes para a promoção de ações e atividades que contribuam para o processo de desenvolvimento educacional do município, visando a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.  O Termo de Cooperação Técnica vai vigorar por um período de quatro anos, a partir da data de sua assinatura, podendo ser ajustado sempre que houver acordo para alteração das ações previstas no Plano de Ações Articuladas (PAR).

Ações

O Termo de Cooperação Técnica do MEC contemplou Mafra com as seguintes ações de assistência técnica: gestão educacional (capacitação de servidores para desempenho de papéis de destaque em programas educacionais), formação de professores e de profissionais de serviços e apoio escolar, e infraestrutura física e recursos pedagógicos (laboratórios de informáticas e kits pedagógicos em diversas unidades escolares).

O que é o PAR – Plano de Ações Articuladas

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos – 2008 a 2011. O objetivo deste plano é garantir a melhoria da qualidade de ensino nas escolas brasileiras, através da superação dos baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.