Mafra integra SEAPLAN

Secretaria Municipal da Agricultura já colhe resultados desta ação

A Secretaria Municipal da Agricultura de Mafra passou a fazer parte do SEAPLAN – Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do Planalto Norte – cujo objetivo principal é o de promover a integração das secretarias municipais de agricultura e trabalhar projetos em conjunto. Além disso, o SEAPLAN visa promover o desenvolvimento rural sustentável da região de forma integrada, visando melhorar o aproveitamento do potencial agropecuário, através de medidas que viabilizem fortalecer a sustentabilidade do setor primário dos municípios, como a proposição de projetos.

Projetos

Dentre os projetos que irão beneficiar a população rural da região está o de aquisição de uma retroescavadeira e de kit's de equipamentos (trator de 80cv e equipamentos diversos). Um deles visa a compra de uma retroescavadeira por município, com recursos via programa "Territórios da Cidadania" (Programa do Governo Federal). Às prefeituras caberá apenas completar o valor para aquisição. A proposta de compra deste equipamento ainda vai ser encaminhada ao Conselho de Desenvolvimento Territorial do Planalto Norte e posteriormente ao Governo Federal, para liberação. Já o programa "kit's de equipamentos" está encaminhado e os municípios que mostraram interesse, podem receber o material ainda este ano. Para o Secretário de Agricultura de Mafra, Omilton Pereira Filho, integrar o SEAPLAN é um meio importante para promover ainda mais o desenvolvimento do setor rural de Mafra. "Estar incluso na busca de recursos em conjunto com outros secretários municipais, demonstra mais força junto aos órgãos federais e estaduais. Além disso, é uma troca de experiências positivas entre os municípios e todos só tem a ganhar", finaliza.

Territórios da Cidadania

O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.