Projeto Feijão com Arroz proporciona palestra para fumicultoras

A Prefeitura de Mafra proporcionou para fumicultoras da localidade de Butiá do Lageado, que também produzem  bolachas, geléias, pães e outros produtos artesanais palestra sobre associativismo e cooperativismo, proferida pelo analista técnico do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, de São Bento do Sul. A iniciativa de levar este tipo de informação às fumicultoras partiu da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e da Secretaria Municipal do Bolsa Família, através do Projeto Feijão com Arroz. A palestra aconteceu na última quarta-feira, 14.

Iniciando um negócio

O objetivo do encontro foi discutir com o grupo de mulheres as melhores formas de iniciar um negócio, individual ou coletivamente. O palestrante informou sobre os principais passos para começar uma atividade. Primeiro deve-se analisar as idéias de negócios, em seguida colocar no papel, visualizar se o mesmo é viável e por fim definir a personalidade jurídica do negócio e se é necessário constituí-lo. Segundo Luiz Carlos, no caso das fumicultoras não se aplicaria a constituição de uma cooperativa, pois esta deve conter no mínimo 20 pessoas. Ele sugeriu outras formas de negócio como a empresa limitada ou o empreendedorismo individual, que permite faturamento anual de até 36 mil reais, com poucos impostos, além da pessoa ter a vantagem da cobertura pelo INSS. Já o associativismo, recomenda o palestrante, também deve ser constituído por mais pessoas, mas se a decisão for por este tipo de negócio, esta deve ser uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, a qual pode captar recursos para sua manutenção, realizar capacitações de seus membros, entre outras vantagens. Porém, independente do tipo de empresa, o palestrante lembra que evitar atravessadores e vender direto ao mercado é uma forma de se obter maior lucro.

Projetos

O Sebrae dispõe de vários projetos para o empreendedor como o Negócio Certo – um Programa de auto-atendimento oferecido pelo Sebrae/SC, gratuitamente, destinado a apoiar as pessoas que buscam orientações práticas na abertura de novos negócios, bem como auxiliar os empresários que possuem um pequeno negócio a avaliar suas estratégias e melhorar a sua administração. "Motivar as pessoas a participar é o papel fundamental do ator, como liderança e neste caso, é a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social que cumpre este requisito", comentou o palestrante. Luiz Carlos também informou que o Sebrae recebe várias demandas das prefeituras, que costumam requisitar trabalhos de orientações. Ele reforçou a importância das parcerias com os poderes públicos, sindicatos e comércios, para apoios técnicos diversos, além das capacitações realizadas para trabalhadores com orientações sobre o que é cooperativismo e associativismo. "O processo de abertura de um negócio pode ser lento, mas o importante é começar", concluiu.