Vereador Adir Kuss apresenta ao Prefeito três projetos para o desenvolvimento de Mafra
Projetos propõem um novo ciclo econômico no Município, com a formação de uma corrente que incentivará a produção local, para ser comercializada na cidade e adquirida pelos mafrenses de forma preferencial.
Iniciar um trabalho de valorização dos produtos locais e com ele promover o desenvolvimento econômico do município. Este tem sido o objetivo do Vereador Adir Kuss (PMDB), que elaborou os projetos "Soudaqui", "Guia Inteligente" e "Central de Distribuição e Comércio dos Produtos Mafrenses". Os três projetos foram apresentados na tarde de quarta-feira ao Prefeito Jango e aos Secretários de Administração, Rodney Medeiros, de Desenvolvimento Econômico, Emerson Maas e de Cultura, Nilson Matoso. Eles visam incentivar a produção local e despertar na população o interesse pelos produtos da própria terra.
Munido de fotos de visitas feitas na busca de subsídios – que tem por base o modelo adotado pelo município gaúcho de Criciumal – Adir Kuss explicou que está trabalhando há cerca de 1 ano no projeto, buscando parcerias e sensibilizando a população produtora local. Ele vem realizando pequenas reuniões dirigidas, principalmente com produtores rurais, além de manter contatos com entidades como Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Mafra e Rio Negro, solicitando apoio aos projetos. Já está agendado para o dia 25 de outubro no Centro de Eventos Raízes da Tradição, a partir das 10 horas, o 2º Encontro do Setor Produtivo.
O Prefeito Jango ficou empolgado com os projetos e parabenizou o Vereador pelo trabalho voltado para o bem da população. "Esse é um trabalho extremamente gratificante que vai aumentar a oferta de emprego e elevar a renda dos mafrenses o que repercutirá positivamente no comercio e no município como um todo", afirmou, salientando a iniciativa empreendedora do vereador e assegurou a parceria do poder Executivo.
Soudaqui
O Projeto Soudaqui visa valorizar os produtos criados e desenvolvidos no município e incentivar de maneira concreta as atividades de cada setor produtivo. Também tem por objetivo estimular o comércio na valorização desses produtos, ficando o comerciante obrigado a identificar mediante faixas para auxiliar o consumidor a encontrar com maior facilidade os produtos. A intenção é formar uma corrente com produção local sendo comercializada em Mafra e adquirida pelos consumidores de forma preferencial. "O Soudaqui proporcionará consequentemente, o fortalecimento de uma economia solidária sustentável, o aumento da geração de renda e da circulação de capital dentro do município", explicou Adir Kuss.
Guia Inteligente
O Guia Inteligente será uma revista que apresentará a produção do município, com tiragem inicial de 15 mil exemplares para ser distribuído em Mafra, no Estado de Santa Catarina e em diversos centros comerciais espalhados pelas principais capitais do país. A intenção é mostrar o que é produzido pelos mafrenses, com endereços e telefones para contatos. Segundo pesquisa efetuada pelo Vereador, há uma perda mensal de R$ 2 milhões em circulação de valores no comercio local, com produtos iguais ou até inferiores aos produzidos pelos mafrenses.
Central de Distribuição
O projeto Central de Distribuição e Comércio dos Produtos Mafrenses foi desenvolvido para dar apoio aos produtores, fazendo com que os seus produtos sejam comercializados inicialmente no município e em seguida atinja outros mercados regionais e metropolitanos. O que se pretende é fomentar um novo ciclo econômico, proporcionando condições de geração de renda na pequena propriedade rural, fazendo com que o produtor passe a ser um empreendedor. A central terá a finalidade de traçar um novo conceito ao desenvolvimento econômico do Município, valorizando o produtor rural, o artesão, a micro-empresa e o empresário, propiciando aumento na produtividade e permitindo a geração de riquezas e impulsionando a economia local.