Mafra se prepara para o dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti

• Dia 7 de abril será o dia da limpeza nos estabelecimentos públicos e dia 9 o dia D

Para avaliação das ações já desenvolvidas, verificar as demandas e preparar as ações para o  dia 9 de abril, quando acontecerá o dia D de combate aos mosquitos transmissores da Dengue, Chicungunya e Zika vírus, aconteceu na última quarta-feira, 30, reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Mafra. Também foram discutidas as estratégias de limpeza e eliminação dos focos de proliferação dos mosquitos nos estabelecimentos públicos  como escolas, postos de saúdes, praças e logradouros, etc que acontecerá no dia 7 de abril, envolvendo secretários municipais e servidores públicos que ficarão responsáveis pela limpeza de suas pastas.

Durante a reunião foi discutida ainda a busca de apoio dos empresários, comerciantes e proprietários de terrenos baldios para que colaborem com a limpeza nos arredores e fundos das lojas, das indústrias e dos terrenos, evitando assim os possíveis criadouros. Outro ponto destacado foi a realização de limpeza nas margens dos rios Negro e da Lança, coletando materiais que acumulam água. A reunião envolveu profissionais da Atenção Básica, Serviço Social, da Vigilância em Saúde, do Programa de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, de saúde mental, além da secretaria municipal de meio ambiente.

Os organizadores da operação destacaram a participação de empresas publicas e privadas que vem manifestando apoio, como a Epagri e os defensores ambientais mirins da Polícia Militar. E conclamaram a todos, reunidos por empresas, por associações, centros comunitários ou outras entidades ou mesmo voluntários particulares para que se engajem nessa luta em favor da saúde coletiva mafrense.

Trabalho em execução

Durante o mês de março, as Agentes Comunitárias de Saúde estão auxiliando as agentes da Dengue na orientação quanto aos cuidados para evitar focos das doenças. Todo esse trabalho faz parte da operação “Guerra contra o Aedes aegypti”, que vem sendo realizado desde o dia 11. Nesse período ACS estão  abordando cada família de sua microárea de abrangência, convidando um membro para percorrer a área externa da residência em questão, motivando-o a recolher lixos e orientando-o para que destrua possíveis criadouros, mantendo o ambiente organizado e seguro.   No dia 9 de abril elas retornarão àquela casa considerada como de risco, para ver se houve a colaboração do morador quanto a limpeza. Em caso negativo, será feita denúncia junto à Vigilância Sanitária.

Etapas da Operação

• Limpeza nos órgãos públicos, no dia 7 de abril, Dia Nacional da Saúde, presente no calendário anual de 2016 da Atenção Básica, como o dia da faxina nos estabelecimentos públicos;
  • Dia D de Combate ao Aedes aegypti, agendado para 9 de abril, das 7 às 12 horas, em todo território de Mafra, que será a mobilização em prol da eliminação dos criadouros dos mosquitos vetores de doenças.