Mafra em Forma avalia influência de exercícios físicos em mulheres

pesquisa foi realizada com mulheres acima de 50 anos participantes do programa

O Programa Mafra em Forma, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma pesquisa com 360 mulheres acima de 50 anos, participantes do programa, para analisar a influência do exercício físico nas aptidões funcionais, nas medidas antropométricas e a associação entre as variáveis das participantes da ginástica. Esta pesquisa – "Mafra em Forma: influência de um programa de exercícios físicos aplicado a mulheres acima de 50 anos de idade" – fez parte da dissetação de mestrado do professor do programa, Daniel Rogério Petreça.

Resultados

Segundo a pesquisa, ocorreram melhoras significativas nos componentes antropométricos como nos perímetros de cintura e quadril, na relação cintura estatura e diminuição do percentual de gordura. Também observaram-se melhorias nas aptidões funcionais –  agilidade, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, coordenação, resistência de força e resistência aeróbia, após quatro meses de intervenção. A pesquisa concluiu que fazer ginástica duas vezes por semana, durante quatro meses é uma forma efetiva para melhorar e/ou manter níveis de aptidão funcional e algumas variáveis antropométricas. "Com isso, demonstra-se a importância de políticas públicas para implantação de programas de atividades físicas", finaliza Daniel.

Mafra em forma

A ginástica Mafra em Forma conta hoje com aproximadamente 500 participantes nos bairros atendidos pelas equipes de saúde da família. As aulas são gratuitas e acompanhadas por monitores.

Para participar, entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: 3641-5200.