Mafra terá 1ª incubadora para empresas de tecnologia

Com a finalidade de promover o desenvolvimento socioeconômico de Mafra, com a implantação da primeira incubadora  no município, o Prefeito Jango Herbst assinou na manhã de segunda-feira, 19,  termo aditivo de convênio de cooperação científica e tecnológica com a Fundação Universidade do Contestado e a Associação Empresarial de Mafra. A Incubadora  Tecnológica de Mafra – MAFRATEC terá ainda  a função de incentivar  novas áreas de negócios, estimular a geração de inovação tecnológica e consequentemente, possibilitar a geração de emprego e renda. Inicialmente ela contemplará a incubação de 2 empreendimentos e outros 3 na modalidade de pré-incubação. Jango destacou a importância da iniciativa, que gera oportunidades para o início de uma atividade. "Se queremos a instalação de novas empresas e com elas o crescimento do município, devemos incentivar, apoiar  e auxiliar da melhor forma que pudermos as iniciativas inovadoras", afirmou.

Os recursos para a MAFRATEC – que será instalada inicialmente em uma sala cedida pela UnC – provem da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina – FAPESC, que está destinando uma verba de R$ 500 mil para a região da 25ª SDR. Deste recurso, R$ 100 mil serão aplicados na aquisição de equipamentos, softwares, capacitação e adequação das instalações da incubadora. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Emerson Maas, o projeto da MAFRATEC deverá ser votado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional, na reunião desse mês e, posteriormente, encaminhado à FAPESC para análise.  Ele explicou que a incubadora prestará um serviço de assessoria  voltada à gestão  de empreendimentos. "A incubadora funcionará como um laboratório de idéias e desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Será um espaço à disposição da sociedade", explicou.  Conforme o projeto estão previstas duas formas de atuação na incubadora de empreendimentos:

– Incubação de gestão, na forma descentralizada, com assessoramento, orientação técnica, intercâmbio de informações, apoio à captação de recursos e prospecção de mercado de empresas iniciantes instalada.

– incubação de empresas que contemplem iniciativas inovadoras, com viés empreendedor.

Parcerias

Pelo convênio assinado pelo Prefeito Jango, a Prefeitura deverá repassar mensalmente R$ 5 mil para ajuda do custeio da incubadora, bem como o pagamento dos cursos com pessoal, além de elaborar, propor, executar, assessorar e acompanhar os programas a serem desenvolvidos através da incubadora em parceria com a UnC e ACIM.  À Universidade do Contestado caberá disponibilizar espaço físico para instalação da incubadora, cuja adequação será realizada com recursos da FAPESC e ceder a estrutura da ITCP/UnC, bem como recursos humanos para constituir o corpo técnico. À ACIM caberá o desenvolvimento de ações através da prospecção e indicação de novos empreendimentos a serem incubados, além de participar junto às demais entidades, na elaboração de projetos e projetos.