Secretaria da Habitação de Mafra reúne comunidades para discutir o PLHIS
Aconteceu nesta segunda-feira, 26 de outubro, um encontro entre as comunidades da Vila Nova, Faxinal, Imbuial, Novo Horizonte e General Brito com a Secretaria Municipal da Habitação para discutir mais uma etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). A empresa de consultoria Ecotécnica, que coordena junto com a Prefeitura de Mafra o PLHIS, mostrou para os presentes como é feito um plano habitacional e como este beneficia a população. Além disso, procurou ouvir os principais anseios da comunidade, bem como sanar suas dúvidas. De acordo com a Ecotécnica, o PLHIS já está em sua segunda fase (diagnóstico), que contempla as seguintes etapas: levantamento e compilação de dados, análise, relatório do processo participativo e diagnóstico final (descrição completa e objetiva do município com enfoque na habitação).
Etapa participativa
A Secretária Municipal da Habitação, Terezinha Wisnieviski, comentou sobre a importância da participação popular nesta etapa. "É a comunidade que vai reivindicar suas necessidades habitacionais, a fim de que estas sejam integradas ao plano". Além disso, lembrou ainda da importância desse programa e os benefícios que traz à população carente (famílias com renda até três salários mínimos), habitantes de áreas de risco ou irregulares. Para o membro da Associação Comunitária Vila Novense e morador da Vila Nova há 22 anos, Sérgio Oswaldyr Goya, reuniões como esta são de grande importância para a comunidade. "Ações como esta dão ênfase ao plano habitacional, a fim de que o município sane seus problemas com moradias", explicou. Os presentes ainda puderam esclarecer dúvidas sobre regularização fundiária, infraestrutura, áreas de risco, formas de financiamento, entre outras. Os apontamentos desta reunião vão contribuir com o diagnóstico final, pois apresentam uma visão da população a respeito do seu bairro.
Próxima etapa
A última etapa compreende as estratégias de ação que vão formar um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. Segundo a Ecotécnica o PLHIS vai dar subsídios para montagem de projetos para serem apresentados aos governos estaduais e federais. A previsão para conclusão das etapas é em dezembro deste ano.
Atenção
A Secretaria Municipal da Habitação solicita que as pessoas cadastradas e que ainda não foram contempladas com uma moradia, procurem a Secretaria para atualizar suas informações, munidas de documentação (RG, CPF, título de eleitor – do casal – e telefone para contato).
A Secretaria Municipal de Habitação fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 85 – antigo Mercado SESI. Telefone: 3643-9073.