PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO
– EDITAL 001/2009
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Abertura de Inscrições para contratação de membros do Magistério e Auxiliar Operacional Escolar, em caráter temporário para o ano letivo de 2010, através de Processo Seletivo Público, Edital 001/2009. |
A PREFEITURA MUNICIPAL DE MAFRA, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público que fará realizar Processo Seletivo Público, para a contratação de membros do Magistério e Auxiliar Operacional Escolar, admitidos em caráter temporário para o ano letivo de 2010, através do Processo Seletivo Público – Edital 001/2009, de acordo com as Leis Municipais Nº 3295, de 28 de março de 2008, Constituição Federal, artigo 37, inciso IX e na Lei 3008 de 15 de dezembro de 2005.
1. DOS CARGOS E DAS VAGAS
1.1. O Processo Seletivo Público destina-se à contratação em caráter temporário, para as vagas que surgirem nas disciplinas a seguir elencadas, no decorrer do ano letivo de 2010, dentro do prazo de validade deste Processo Seletivo Público.
1.2. As disciplinas e a escolaridade/requisitos para os habilitados são as seguintes:
CCCCCCARGO |
ESCOLARIDADE |
CÓDIGO DO CARGO |
Professor I – Alfabetização |
Graduação em Pedagogia |
001 |
Professor II – Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais |
Graduação em Pedagogia |
002 |
Professor III- Artes |
Graduado com Licenciatura Plena em Artes |
003
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Professor III – Ciências |
Graduado com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas |
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Professor III – Educação Física |
Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física |
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Professor III – Geografia |
Graduado com Licenciatura Plena em Geografia |
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Professor III – História |
Graduado com Licenciatura Plena em História |
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Professor III – Inglês |
Graduado com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. |
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Professor III – Matemática |
Graduado com Licenciatura Plena em Matemática |
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Professor III – Português |
Graduado com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. |
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Professor III – Ensino Religioso |
Graduado com Licenciatura Plena em Ciências da Religião. |
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Professor de Práticas Zootécnicas/ Industriais /Gerenciais e Agrícolas |
Graduação em Ciências Agrícolas, Licenciatura Plena em Agropecuária (Agronomia, Veterinária ou Zootecnia) |
004 |
Auxiliar Operacional Escolar |
Ensino Fundamental Completo |
005 |
1.3. Os candidatos que não apresentarem a escolaridade/requisitos apontados no item "1.2 "serão considerados não habilitados.
1.3.1. Para os não habilitados deverá ser apresentada no ato de inscrição a seguinte documentação:
I. Comprovante original da fase concluída do curso superior de licenciatura plena compatível com a área ou disciplina de inscrição.
II. Comprovante original de outro curso superior com respectivo histórico escolar, onde conste a área ou disciplina da inscrição, com carga horária mínima de 80 horas.
1.4. DA DESCRIÇÃO DO CARGO:
1.4.1. Professor I, II e III e Professor de Práticas Zootécnicas/Industriais/Gerenciais e Agrícolas
Desempenharão atividades que envolvam planejamento, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a Legislação vigente; possuir conhecimento e domínio do conteúdo, capacidade de trabalho e habilidades metodológicas-didáticas; seguir diretrizes educacionais do estabelecimento onde atuar e da Secretaria Municipal de Educação; ministrar a docência nos dias letivos e hora aula estabelecidos, incluindo a participação efetiva nos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
1.4.2. Auxiliar Operacional Escolar
Executa trabalho rotineiro de limpeza em geral no prédio e dependências escolares; prepara e organiza a merenda escolar.
1.5. Do Cargo, Carga Horária, Remuneração:
CCARGO |
CARGA HORÁRIA |
REMUNERAÇÃO |
Professor I e II |
20 horas |
R$ 734,14 |
Professor III, Professor de Práticas Zootécnicas/Industriais/Gerenciais e Agrícolas |
05 horas |
R$ 183,54 |
10 horas |
R$ 367,06 |
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15 horas |
R$ 550,60 |
|
20 horas |
R$ 734,14 |
|
Auxiliar Operacional Escolar |
40 horas |
R$ 561,09 |
2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
2.1. A comprovação da escolaridade e demais requisitos são condições para inscrição do candidato, sendo cópias anexadas a ficha de inscrição.
2.2. As provas do Processo Seletivo Público será realizado sob a responsabilidade da Universidade do Contestado/Mafra-SC, de acordo com o edital 001/09 da Prefeitura de Mafra.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. A inscrição neste Processo Seletivo Público dar-se-á em (2) duas etapas distintas, devendo os candidatos procederem conforme descrito a seguir:
3.1.1. A Primeira etapa do Processo Seletivo Público – Edital 001/2009 consiste em efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de depósito identificado bancário, BANCO DO BRASIL – AG. 0206-2 CONTA 20014 – X até o último dia de inscrições, dia 24 de novembro de 2009.
3.1.2. A segunda etapa do Processo Seletivo Público – Edital 001/2009 consiste em, efetuar sua INSCRIÇÃO no cargo de interesse, no período de 28 de outubro a 20 de novembro de 2009, dias úteis, das 8 horas às 12 horas e das 13horas e 30minutos às 17 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Mafra, sito à Avenida Coronel José Severiano Maia, 441, bairro Centro, Mafra – SC.
3.2. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição (modelo próprio), fornecida no ato da inscrição, anexando os seguintes documentos:
I – fotocópia legível da RG ( identidade);
II – fotocópia legível do diploma de escolaridade ;
III – fotocópia legível do certificado de pós-graduação; (não obrigatório – será utilizado para fins de desempate)
IV – recolhimento da taxa de inscrição, correspondente ao cargo;
3.3. O inteiro teor do Edital estará disponível na Prefeitura Municipal de Mafra, na Secretaria Municipal de Educação e nas vias de imprensa local e no site www.mfa.unc.br
3.4. O valor da taxa de inscrição está definida de acordo com o cargo:
CARGO |
VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO |
Professor I, II e III , Professor de Práticas Zootécnicas/Industriais/Gerenciais e Agrícolas |
R$ 20,00 (vinte reais) |
Auxiliar Operacional Escolar |
R$ 5,00 (cinco reais) |
3.5. Cada candidato poderá efetuar somente 1 (uma) inscrição neste Processo Seletivo Público.
3.6. Havendo mais de 1 (uma) inscrição, em desacordo com o item 3.4, as demais serão canceladas.
3.7. São considerados desistentes os candidatos que, mesmo tendo pago o valor de inscrição, não tiverem entregue a Documentação, nos termos deste Edital, exigidas no item 3.4.
3.8. Uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto à área/disciplina ou cargo escolhido e à identificação do candidato, exceto ajuste de grafia.
3.9. O valor da inscrição, uma vez pago, não será restituído.
3.10. Não haverá inscrição condicional e nem por correspondência. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos, será a mesma cancelada.
3.11. Será permitida a inscrição por procuração, pública ou por instrumento particular com firma reconhecida, com poderes específicos para este Processo Seletivo Público, onde conste, obrigatoriamente, a disciplina/área ou cargo para a qual o candidato deseja se inscrever, devendo o procurador entregar, além dos documentos exigidos, o instrumento de procuração.
3.11.1. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador na Ficha de Inscrição, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento daquele documento.
3.12.Ocorrendo divergência entre a disciplina/área/cargo indicada na procuração e aquela indicada na Ficha de Inscrição, será considerado o que constar da Ficha de Inscrição.
3.13. A adulteração de qualquer elemento da cópia da cédula de identidade em relação ao original da mesma ou a não veracidade de declaração apresentada na Ficha de Inscrição ou em decorrência deste Edital, verificadas a qualquer tempo, implicará no cancelamento da respectiva inscrição ou na eliminação do candidato do Processo Seletivo Público, se a inscrição já estiver homologada.
3.14. A Inscrição do candidato importa no conhecimento e na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital.
4. DA HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES
4.1. No dia 23 de novembro de 2009, após às 17 horas, será tornado público através de edital a nominata dos candidatos cuja inscrição foi deferida, através do site http://www.mfa.unc.br/ ou http://www.mafra.sc.gov.br/
5. DO LOCAL E HORÁRIO DE PROVAS
5.1. Data:
As provas serão realizadas no dia 29 de novembro de 2009 (domingo)
5.2. Local:
Universidade do Contestado/ Mafra-SC
5.3. Horário das Provas
Início 9 horas da manhã e término às 12 horas.
6. DAS PROVAS
6.1.O Processo Seletivo Público será efetuado mediante aplicação de prova objetiva em que serão avaliados os conhecimentos gerais e os conhecimentos específicos dos candidatos sobre as matérias relacionadas a cada disciplina/área ou cargo.
6.2. Da constituição das provas:
6.2.1. A prova objetiva é única, composta de questões de conhecimentos gerais e de Conhecimento Específico, cujos respectivos programas fazem parte do anexo a este Edital.
6.3. A prova objetiva iniciará às 9 horas e sua duração será de 3 (três) horas.
6.4. A prova objetiva terá 15 (quinze) questões, sendo 10 na área específica e 5 de conhecimentos gerais, com 5 (cinco) alternativas de resposta cada uma, sendo 1 (uma) e apenas 1(uma) a correta.
6.5. As questões da prova objetiva deverão ser respondidas em cartão de respostas, específico, personalizado para cada candidato e, para tanto, os candidatos devem dispor de caneta esferográfica preta.
6.6. As provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimento Específico serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 10 (dez).
6.7. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala da prova objetiva somente poderão entregar as respectivas provas e retirar%u2010se do local, simultaneamente.
6.8. O candidato, ao encerrar sua prova, entregará ao fiscal de sua sala, o cartão resposta da prova objetiva devidamente assinado e o caderno de provas.
6.9. Durante a realização da prova objetiva é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como o uso de máquinas de calcular ou qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, inclusive telefones celulares, sob pena de eliminação do candidato do Processo Seletivo Público.
6.10. O candidato PNE, mesmo ao amparo do item "7.1" deste Edital, participará do Processo Seletivo Público em igualdade de condições com os demais, no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e aplicação da prova objetiva.
6.11. Para a entrada nos locais de prova, os candidatos deverão apresentar cédula de Identidade ou Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação.
6.11.1.Não serão aceitos quaisquer outros documentos ou papéis em substituição ao exigido no item "6.11", quer eles estejam autenticados ou não.
6.12. Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em relação ao início das mesmas. Será vedada a admissão em sala de provas ao candidato que se apresentar após o horário estabelecido para início das provas.
6.13. Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para qualquer prova, nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.
6.14. A Comissão Organizadora do Processo Seletivo e a UnC, não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos, quando da realização das provas deste Processo Seletivo Público.T
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7. DA CLASSIFICAÇÃO
7.1. A classificação será efetuada em ordem decrescente dos pontos obtidos, para cada um dos grupos de candidatos a saber:
a. Grupo 1 – Habilitados de acordo com o item "1.2" deste Edital.
b. Grupo 2 – Não habilitados: demais candidatos não incluídos no grupo 1.
7.2. O desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:
a) obtiver certificado do curso de especialização(pós graduação), na área da inscrição;
b) obtiver certificado do curso de especialização(pós graduação), na área de educação;
c) maior idade.
8. DAS VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS – PNE
8.1. Serão reservadas vagas aos portadores de deficiência, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores, na proporção de 6% (seis por cento) das contratações previstas para cada cargo.
8.1.1. São considerados pessoas portadoras de necessidades especiais %u2010 PNE aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal n º 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989.
8.1.2. O candidato PNE deverá solicitar, no ato de inscrição enquadramento no item anterior "8.1.1", especificando a respectiva deficiência e anexando o atestado médico.
8.1.3. Os candidatos que apresentarem requerimento nos termos do item "8.1.2", submeter%u2010se%u2010ão, quando convocados, a exame médico oficial, que terá decisão terminativa sobre:
a) qualificação do candidato com deficiência ou não, e
b) grau de deficiência, capacitante ou não para o exercício do magistério, na disciplina/área.
8.1.4. A inobservância do disposto nos itens "8.1.1" e "8.1.2" determinará a perda do direito ao pleito da vaga reservada aos deficientes.
8.1.5. Os candidatos com deferimento a participar de vagas reservadas a PNE serão classificados pela classificação geral e por classificação específica desta condição na disciplina/área.
8.1.6. Não havendo candidatos classificados para as vagas reservadas aos deficientes, as mesmas serão ocupadas pelos demais candidatos.
9. DA CONTRATAÇÃO
9.1 É condição para a contratação, que o candidato tenha idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da contratação;
9.2. Fica ciente o candidato classificado que, em aceitando sua contratação, poderá exercer suas funções em quaisquer unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Mafra – SC.
9.3. A chamada dos classificados para, escolha de vagas será feita de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, obedecendo a ordem de classificação por disciplina/área ou cargo, na medida das necessidades da Secretaria Municipal de Educação, chamando inicialmente os integrantes do grupo 1 da classificação e, ao término deste, os integrantes do grupo 2.
9.4. O candidato que não aceitar a vaga oferecida, permanecerá na própria classificação, até uma chamada subseqüente, se houver.
9.5. O candidato classificado, na área do magistério, poderá escolher a vaga de até 20 horas semanais, que poderá ser alterada de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação.
9.6. O candidato classificado que não se apresentar ao ser chamado para a escolha de vagas, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas na Secretaria Municipal de Educação, bem como, aquele que escolheu a vaga e desistiu da mesma, perderá o direito a vaga.
9.7. O candidato a ser contratado, no ato da escolha de vagas, receberá a relação de documentos que deverão ser apresentados no prazo determinado pelo setor competente.
10. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS
10.1. É admitido pedido de revisão quanto:ITAL 001/2009 Página 8
a. ao indeferimento de inscrição; das condições especiais de prova e do pedido para concorrer a vagas reservadas a PNE;
b. à formulação das questões objetivas e respectivos quesitos;
c. à opção considerada como certa na provas objetivas;
d. aos resultados finais do Processo Seletivo Público.
10.2. Os pedidos de revisão relativos ao item "10.1." deverão ser apresentados via requerimento e protocolados na Secretaria Municipal de Educação de Mafra, endereçada à Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
10.3. O gabarito oficial das provas objetivas estará disponível a partir do dia 30 de novembro de 2009 (segunda-feira)Pelo site http://www.mfa.unc.br/ ou http://www.mafra.sc.gov.br/
10.4. Somente será aceita 1 (uma) solicitação de pedido de revisão por candidato.
10.5. Não será aceito pedido de revisão via fax e/ou correio eletrônico (e%u2010mail).
10.6. Pedidos de Revisão inconsistentes, que não atenderem especificamente o item "10.1." ,serão preliminarmente indeferidos.
10.7. A decisão sobre os pedidos de revisão ao amparo dos itens "10.1." será divulgada juntamente com os resultados finais deste Processo Seletivo Público.
10.8. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo.
10.9.Os pedidos de recurso terão o prazo máximo de 24 horas, a contar da data da divulgação do resultado final.
11. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
11.1. O Resultado Final será divulgado através de publicação na Prefeitura Municipal, na Secretaria Municipal de Educação e nos instrumentos da imprensa local, à partir do dia 08 de dezembro de 2009.
12. DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. O Processo Seletivo Público terá validade até o término do ano letivo de 2010, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada disciplina/área ou cargo.
12.2. O inteiro teor deste Edital, as Portarias de Homologação e o resultado final (Ato de Homologação do Processo Seletivo Público) serão afixados no mural da Prefeitura Municipal, este último apenas dos candidatos classificados no Processo Seletivo Público.
12.3. É de responsabilidade do candidato manter seu cadastro (endereço e telefone) atualizados na Secretaria Municipal de Educação.
12.4. Os casos não previstos, no que tange à realização deste Processo Seletivo Público, serão resolvidos, conjuntamente, pela UnC e pela Comissão de Organização do Processo Seletivo.
Mafra (SC), 28 de outubro de 2009.
____________________________
JOÃO ALFREDO HERBST
Prefeito Municipal de Mafra
___________________________
RODNEY LUIZ MEDEIROS
Secretário Municipal de Administração
ANEXO I
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- A) CONHECIMENTOS GERAIS
NÍVEL |
CONTEÚDO |
ENSINO FUNDAMENTAL |
Interpretação de textos. Ortografia básica oficial. Acentuação gráfica. Separação de sílabas. Substantivo, adjetivo, verbo e pronome. Sinônimos e antônimos. Singular, plural, masculino, feminino.
Números inteiros, racionais (fracionários e decimais) e reais: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais; razões e proporções, divisão proporcional, regras de três simples e composta. Porcentagem, juros simples e compostos. Sistemas de medida: área, volume, massa, capacidade, tempo, sistema monetário brasileiro. Funções algébricas. Equações e inequações: de 1º e 2º graus. |
ENSINO MÉDIO/2º Grau |
Compreensão e interpretação de texto(s). Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego da crase. Pontuação. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. Redação Oficial: formas de tratamento, tipos de discursos, correspondência oficial.
Conjuntos numéricos: racionais, reais. Funções: algébricas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Progressões: aritméticas e geométricas. Análise combinatória e Binômio de Newton. Equações e inequações: de primeiro e segundo graus, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Geometria Analítica. Geometria: introdução à geometria, triângulos, quadriláteros, circunferência, áreas e volumes de sólidos geométricos. |
ENSINO SUPERIOR/3º Grau |
Compreensão e interpretação de texto(s). Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego da crase. Pontuação. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. |
- B) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR I – ALFABETIZAÇÃO |
Teoria da Orientação Educacional no Brasil: perspectiva-histórico-social-cultural-pedagógico. Papel e função do OE no cotidiano escolar. Orientação Educacional e gestão democrática. Orientação Educacional e o processo de construção do conhecimento na escola. Ação de OE no currículo. Orientação Profissional numa proposta renovadora. Lei 9394/96. As teorias do conhecimento. Fracasso escolar e a dificuldade de aprendizagem. Avaliação. Os programas escolares e as competências. Ação Integrada dos especialistas. Orientador Pedagógico e a prática educativa. Parâmetros Curriculares Nacionais. LDB 5692/71 e 9394/96. Escola Democrática. Teoria Geral da Administração: bases históricas e abordagens (Clássica, Estruturalista, Comportamental e Sistemática). Conceitos e Objetivos da Administração Escolar. Projeto político pedagógico da escola. O papel do Diretor. Planejamento. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas Inteligências. Fundamentos da Educação e Aspectos Legais da Política Educacional: Filosofia e educação. Educação e sociedade. Tendências pedagógicas na prática escolar. Postura política. Escola como instância mediadora da pedagogia. Filosofia do cotidiano escolar. Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando. Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. Didática: Elemento articulador entre Pedagogia e prática docente. Escola nova. Educação Especial no Brasil: Processo inclusivo. Política de Educação Inclusiva. Conceito/classificação dos tipos de deficiência. Tipos de NEE (Necessidades Educativas Especiais). Tipos de atendimentos oferecidos no ensino regular. Avaliação em Educação Especial. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
Professor II – Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais
|
Teoria da Orientação Educacional no Brasil: perspectiva-histórico-social-cultural-pedagógico. Papel e função do OE no cotidiano escolar. Orientação Educacional e gestão democrática. Orientação Educacional e o processo de construção do conhecimento na escola. Ação de OE no currículo. Orientação Profissional numa proposta renovadora. Lei 9394/96. As teorias do conhecimento. Fracasso escolar e a dificuldade de aprendizagem. Avaliação. Os programas escolares e as competências. Ação Integrada dos especialistas. Orientador Pedagógico e a prática educativa. Parâmetros Curriculares Nacionais. LDB 5692/71 e 9394/96. Escola Democrática. Teoria Geral da Administração: bases históricas e abordagens (Clássica, Estruturalista, Comportamental e Sistemática). Conceitos e Objetivos da Administração Escolar. Projeto político pedagógico da escola. O papel do Diretor. Planejamento. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas Inteligências. Fundamentos da Educação e Aspectos Legais da Política Educacional: Filosofia e educação. Educação e sociedade. Tendências pedagógicas na prática escolar. Postura política. Escola como instância mediadora da pedagogia. Filosofia do cotidiano escolar. Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando. Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. Didática: Elemento articulador entre Pedagogia e prática docente. Escola nova. Educação Especial no Brasil: Processo inclusivo. Política de Educação Inclusiva. Conceito/classificação dos tipos de deficiência. Tipos de NEE (Necessidades Educativas Especiais). Tipos de atendimentos oferecidos no ensino regular. Avaliação em Educação Especial. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
PROFESSOR III – ARTES |
planejar, ministrar aulas e orientar a aprendizagem; participar no processo de planejamento das atividades da escola; elaborar programas, planos de curso, atendendo ao avanço da tecnologia educacional e as diretrizes do ensino; executar o trabalho docente em consonância com o plano curricular da escola; contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o regimento escolar, nos prazos estabelecidos; estabelecer formas alternativas de recuperação para os alunos que apresentarem menor rendimento; atualizar-se em sua área de conhecimento; cooperar com serviços de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional; zelar pela aprendizagem do aluno; manter-se atualizado sobre a legislação de ensino; participar de reuniões, encontros, atividades cívicas, culturais e conselhos de classe; . levantar, interpretar e formar dados relativos à realidade de sua(s) classe(s); seguir as diretrizes de ensino, emanadas do órgão superior competente; . constatar necessidades e encaminhar os alunos aos setores específicos de atendimento; participar da elaboração do regimento escolar e da proposta pedagógica da escola; zelar pela disciplina e pelo material docente; viabilizar a participação dos discentes e docentes em apresentações internas e externas, em execuções de solos ou interpretações conjuntos participando de festivais récitas, concertos, e outros, através da divulgação e organização desses eventos; possibilitar a organização e realização de eventos artísticos culturais consoantes com a realidade local, através da otimização de recursos humanos, físicos, materiais, bem como, auxiliando na concretização destas ações, executar tarefas correlatas. |
PROFESSOR III – CIÊNCIAS |
Fundamentos da Educação: Correntes teóricas e metodológicas; relação ensino-aprendizagem; relação desenvolvimento e aprendizagem; currículo; planejamento, seleção e organização de conteúdos; interdisciplinaridade. Projeto político-pedagógico; avaliação; Lei de diretrizes e bases da educação Nacional. Proposta Curricular de Santa Catarina; Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Educação Especial no Brasil: Processo inclusivo. Política de Educação Inclusiva. Conceito/classificação dos tipos de deficiência. Tipos de NEE (Necessidades Educativas Especiais). Tipos de atendimentos oferecidos no ensino regular. Avaliação em Educação Especial. O Ambiente: A natureza é um todo integrado: a transferência da matéria e a energia no ecossistema; as relações entre os seres; os ciclos biogeoquímicos; a reciclagem dos materiais e a sociedade de consumo. A água no planeta Terra: características físicas e químicas; os problemas da vida na água; a qualidade da água e a saúde; as fontes de poluição. O ar no planeta Terra: composição; o papel na vida; características físicas; a qualidade do ar e a saúde; as fontes de poluição. O solo e os seres vivos: características dos solos; a vida no solo e no subsolo; os recursos minerais; a qualidade do solo e a saúde; as fontes de poluição. A Vida na Terra: Teorias de evolução. A biodiversidade e suas causas. Os animais e sua função no ecossistema. Os vegetais e sua reprodução. Monera, protista, fungo, líquen e vírus. O Homem: Suas origens, aspectos gerais da evolução biológica e cultural. Anatomia e fisiologia: a organização e o funcionamento dos sistemas; o homem percebe seu ambiente.O homem e o ambiente: ação destrutiva; a preservação das culturas primitivas; o futuro do homem. A saúde: doenças genéticas, carenciais e parasitárias; métodos de combate às doenças. O Homem e a Tecnologia: A química: seus fundamentos; os compostos; o papel da química na vida do homem. A física: seus fundamentos; conceitos básicos de força, movimentos e transformações de energia; a física na vida do homem moderno. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
PROFESSOR III – EDUCAÇÃO FÍSICA
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A Educação Física numa Perspectiva Histórico Cultural. Concepções de Aprendizagem, Currículo, Desenvolvimento e Conhecimento. Corporeidade/Movimento Humano. Finalidades da Educação Física Escolar, na Proposta Curricular de Santa Catarina na Educação Básica. Educação Física Escolar e qualidade de vida. Educação Física Escolar, na perspectiva interdisciplinar. A Coeducação na Educação Física Escolar. Seleção de Conteúdos e Metodologias como meio Educacional, na perspectiva Histórico Cultural. Avaliação em Educação Física. Legislação Específica: Lei nº9.394 Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. Conhecimentos básicos inerentes as atividades do cargo. |
PROFESSOR III – GEOGRAFIA |
EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA: concepção, importância da ciência geográfica, objeto e objetivo da Geografia, conceitos de espaço, lugar, paisagem, território e região, principais correntes geográficas. ESPAÇO GEOGRÁFICO: orientação e representação, novas tecnologias e representação espacial, cartografia automatizada. ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO MUNOD, BRASIL E SANTA CATARINA: capitalismo e divisão internacional do trabalho, urbanização, aspectos sócio-econômicos, culturais e religiosos da produção espacial. QUESTÕES AMBIENTAIS: energia e meio ambiente, meio ambiente e desenvolvimento, degradação ambiental. GLOBALIZAÇÃO: multipolarização, regionalização, blocos econômicos. GEOPOLÍTICA: conflitos atuais, relações de poder. Conhecimentos básicos inerentes as atividades do cargo. |
PROFESSOR III – HISTÓRIA |
O homem e a sociedade: agente social, agente da história. Conceito de História. A história e o ofício do historiador. Importância da história e o caráter globalizante do processo histórico: As fontes históricas e o tempo histórico. As comunidades primitivas: Os caçadores e coletores; Os pastores e agricultores; A natureza das comunidades primitivas. As comunidades antigas: O modo de produzir, organizar-se e pensar dos incas e egípcios; O modo de produzir, organizar-se e pensar dos gregos e romanos. A transição do escravismo para o feudalismo: A decadência do Império Romano do Ocidente: a crise do escravismo; As penetrações bárbaras e a formação dos Impérios bárbaros (germanos); O oriente bisantino e árabe: contribuições para a cultura ocidental. As novas relações de trabalho na Europa ocidental e o feudalismo: Economia, sociedade e organização política; A cultura medieval; A igreja; A transição do feudalismo para o capitalismo: A crise feudal; A modernidade européia; O sistema colonial. A consolidação do capitalismo: O capitalismo: conceito e característica; A luta política da burguesia européia; A revolução industrial; As lutas do proletariado europeu; A conjuntura européia. A crise do sistema colonial. A expansão capitalista e a divisão internacional do trabalho (século XIX e início do XX): A abertura de novos mercados separa o capitalismo europeu ocidental – o imperialismo; A expansão territorial e a consolidação do capitalismo norte-americano; A estruturação do estado na América Latina – o caudilhismo; O império brasileiro, trabalho e economia brasileira no século XIX; A república brasileira (1889/1920). O capitalismo financeiro e monopolista, as suas crises estruturais: o Neo-Imperialismo e a vida socialista: A introdução ao mundo contemporâneo: quadro geral; A conjuntura européia do início do século XX; A disputa e o enfrentamento entre o capitalismo e o socialismo; O Neo-Imperialismo e a América Latina; O Neo-Imperialismo e a luta de libertação da Ásia e da África; O Brasil (1920/1960). O capitalismo dependente, o subdesenvolvimento e as vias de superação: revolução e alinhamento internacional: Processos revolucionários; Alinhamento; O Brasil de 1960 aos dias atuais; O mundo contemporâneo – questões atuais. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
PROFESSOR III – INGLÊS
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Texto e Interpretação. Aspectos gramaticais: Pronomes – personal promouns, personal object pronouns, reflexive pronouns, adjectives pronouns. Tempos verbais – simple present tense, present continuos tense, simple past, past continuos, future and going to future, future continuos, present perfect, present perfect continuos. Uso dos verbos auxiliares – to be, to have, to can. Adjetivos. Advérbios. Preposições. Forma do condicional – will/would. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
PROFESSOR III – MATEMATICA |
Fundamentos da Educação: Correntes teóricas e metodológicas; relação ensino-aprendizagem; relação desenvolvimento e aprendizagem; currículo; planejamento, seleção e organização de conteúdos; interdisciplinaridade. Projeto político-pedagógico; avaliação; Lei de diretrizes e bases da educação Nacional. Proposta Curricular de Santa Catarina; Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Educação Especial no Brasil: Processo inclusivo. Política de Educação Inclusiva. Conceito/classificação dos tipos de deficiência. Tipos de NEE (Necessidades Educativas Especiais). Tipos de atendimentos oferecidos no ensino regular. Avaliação em Educação Especial. Lógica: noções básicas. Conjuntos: Relações de pertinência e inclusão; Igualdade de conjuntos; Partição de um conjunto; Operações; Complemento; Relações. Par ordenado. Produto cartesiano. Relações binárias, relações de equivalência e de ordem; Representação gráfica. Conjuntos numéricos. Os sistemas de numeração: a idéia de quantidade e seu registro. Números naturais, inteiros, racionais e reais, conceito, operações e propriedades. Proporcionalidade. Regra de Três Simples. Razões e proporções. Porcentagem e fatores de correção. Juros. Noções de estatística e probabilidade. Funções: funções de 1º e 2º graus: definição, relação entre coeficientes e raízes, resolução e discussão de equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus. Funções trigonométricas: Relações fundamentais. Equações e inequações trigonométricas. Funções exponenciais e logarítmicas. Análise gráfica; Progressões aritmética e geométrica. Geometria: axiomática euclidiana. Medida e forma em geometria. Paralelismo e perpendicularismo de retas. Ângulos. Triângulos e polígonos. Congruência e semelhança. Circunferência e círculo. Sólidos geométricos: definições, propriedades. Poliedros. Prismas, pirâmides e sólidos de revolução. Relações métricas. Perímetros, áreas e volume. Unidade de medidas de Sistema Internacional. Estatística. Construção e interpretação de tabelas e gráficos. Análise combinatória. Princípio multiplicativo, arranjo, combinação e permutação simples. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
PROFESSOR III – PORTUGUÊS |
PORTUGUÊS: ASPECTOS GRAMATICAIS: Fonética: vogais e consoantes, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e sílabas. Morfologia: Classe das Palavras – substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição; Estrutura das Palavras: radical, afixos e desinências; Sintaxe: análise sintática. Frase. Oração. Período Simples e Composto. Parágrafo. Noção de Coordenação e Subordinação. Termos Essenciais da Oração – sujeito e predicado, Termos Integrantes da Oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal, complemento verbal; Termos Acessórios da Oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo; Sintaxe de Concordância: Concordância Nominal e Verbal; Sintaxe de Regência: regência nominal e verbal; Sintaxe de Colocação: colocação dos termos da oração, colocação de pronomes; Ortografia; Acentuação; Emprego da crase; Pontuação; Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. Interpretação de Textos. LITERATURA: Figuras de Estilos. Gêneros Literários. Escolas Literárias Brasileiras: Literatura de Informação, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-modernismo. DIDÁTICA: Planejamento. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de educação: Pedagogia tradicional, Pedagogia tecnicista, Pedagogia do oprimido de Paulo Freire, Pedagogia critico-social dos conteúdos.Principais formas de avaliação. Lei de Diretrizes e Bases Nº 9394 / 96. Conhecimentos básicos inerentes as atividades do cargo. |
Professor III – Ensino Religioso
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História do Ensino Religioso. Legislação do Ensino Religioso no Brasil e em Santa Catarina. Proposta Curricular de Ensino Religioso de Santa Catarina. Fenômeno religioso e diversidade. Conhecimento religioso. Concepções do Ensino Religioso. Objetivos do Ensino Religioso. Fundamentos e Metodologia para o Ensino Religioso. Conteúdos para o Ensino Religioso. Avaliação do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais. Projeto Político Pedagógico da escola. LDB 9394/96. Conhecimentos básicos inerentes as atividades da função. |
Professor de Práticas Zootécnicas/Industriais/Gerenciais e Agrícolas |
Conhecimentos sobre: solos, plantas, adubação, correção de solo, fitotecnia e administração rural. Aspectos socioeconômicos das culturas e criações. Agenda 21. Noções gerais de meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Agrroecologia. Noções de hidrologia, irrigação, drenagem e administração rural. Práticas de conservação do solo e da água. Práticas de manejo do solo: cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo convencional, mínimo e direto. Adubação verde. Reflorestamento de espécies nativas e exóticas -implantação e manejo. Pragas e doenças de ocorrência em Santa Catarina, nas diversas culturas. Aspectos referentes a criação e manejo de raças de: bovin
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