Agentes Comunitários de Saúde terão suplementação salarial

O Prefeito Jango Herbst determinou nesta semana, que o município arque com os encargos sociais que são descontados dos salários dos Agentes Comunitários de Saúde de Mafra.

Atualmente o Município de Mafra recebe mensalmente do Governo Federal, através do Fundo Nacional da Saúde, repasse no valor de R$ 79.422,00 para pagamento dos salários de 122 agentes. Com os descontos dos encargos sociais, elas acabam recebendo cerca de R$ 100,00 a menos, valor que a partir de agora será suplementado pelo município.

"A medida será retroativa ao mês de outubro e representará significativo aporte nos salários dos Agentes Comunitários de Saúde, que exercem um trabalho de vital importância para a comunidade de um modo geral", declarou o Prefeito, salientando que com a atuação das AGS o município pode ter  uma radiografia da saúde da população.

O Agente Comunitário de Saúde resultou da criação do PACS Programa dos Agentes Comunitários de Saúde em 1991, como parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde estabelecida por norma Constitucional em 1988. É capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Orientado por supervisor da unidade de saúde, realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.

Atribuições

Dentre as várias atrabiuções do Agente Comunitário de Saúde, constam participar da vida da comunidade principalmente através das organizações, estimulando a discussão das questões relativas à melhoria de vida da população; orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde; registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos, além de executar dentro do seu nível de competência, ações e atividades básicas de saúde:

  • Acompanhamento de gestantes e nutrizes.
  • Incentivo ao aleitamento materno.
  • Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.
  • Garantia do cumprimento do calendário da vacinação e de outras vacinas que se fizerem necessárias.
  • Controle das doenças diarréicas.
  • Controle da Infecção Respiratória Aguda (IRA).
  • Orientação quanto a alternativas alimentares.
  • Utilização da medicina popular.
  • Promoção das ações de saneamento e melhoria do meio ambiente.