Profissionais da Assistência Social de Mafra participam de capacitação

 

 

Cerca de 20 profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social de Mafra participaram no início da semana, dias 4 e 5 de abril, do curso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na sala de reuniões da Amplanorte. O curso teve por objetivo formar ou  atualizar  equipes de profissionais que  organizam a oferta  do SCFV nos municípios, para melhor atuarem  juntos aos usuários do SUAS, na perspectiva do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.   Essa foi a terceira capacitação pela qual passaram os profissionais de Mafra. Na semana anterior o curso versou especificamente sobre o tema CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social e anteriormente sobre o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

 

Para a Secretária Kátia Borges Saliba  essas capacitações oportunizam aos profissionais que atuam diretamente na Assistência Social, melhor compreender todos os processos de cada especialidade, e consequentemente, melhor atender a população.

 

Demais municípios

  Também participaram do curso profissionais que atuam na Assistência Social nos municípios de Major Vieira, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Papanduva, Frei Rogério, Fraiburgo, Governador Celso Ramos, São José do Cedro, Canoinhas, Macieira, Timbo Grande, Rio Negrinho, Timbó e Ouro, além de Mafra.   A programação do curso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi o seguinte: Módulo I O SUAS: Proteção Social Básica e Especial; Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistenciais; Centro de Referencia da Assistência Social- CRAS: Trabalho Social  com Famílias,Território, Vulnerabilidade Social; Matricialidade sóciofamiliar e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários. Módulo II

Público Prioritário, perfil do usuário do SCFV, e a equipe técnica.

Perfil e atribuições das equipes técnicas responsáveis pelo planejamento das ações socioeducativas;
Organização dos grupos/atividades e o local para atender/acompanhar os usuários.

Módulo III

A ação socioeducativa:

Criança de 0 até 6 anos de idade;

Crianças e adolescentes de 6ª a 15 anos;

Adolescentes  15 a 17 anos;

Grupo de Idosos / Terceira Idade.

Módulo IV

Planejamento de atividades – Metodologia;

Oficina/grupo de planejamento e elaboração de ações socioeducativas;

Organização e preparação do material de ações socioeducativas no SUAS.