Escola municipal forma cidadãos conscientes

Formar cidadãos que façam a diferença e sejam pessoas conscientes dentro da nova sociedade é o principal objetivo da Escola Municipal Butiazinho de Cima, que vem desenvolvendo há 3 anos o projeto "Reciclar é vida", pelo qual os alunos aprendem a separar os materiais recicláveis em suas casas e depois levam para a escola que comercializa o "lixo que não é lixo". Os resultados são positivos em termos de conscientização ambiental não só do aluno, como também as comunidades envolvidas e ainda retornam aos estudantes na forma de lazer, como o dia especial dedicado às crianças, organizado em fins de outubro.

O objetivo segundo Leila Peters Gruber, diretora da escola é trabalhar por um meio ambiente preservado para futuras gerações. "Esse é o nosso principal desejo. Com o projeto ganham a natureza e as crianças, que ainda conseguem benefícios com a venda dos lixos recicláveis e como conseqüência, muita aprendizagem", declarou. Com o "Reciclar é vida", a escola arrecadou somente neste ano, cerca de 2 toneladas de papel. Também promoveu no período de agosto a outubro deste ano, uma gincana entre os alunos arrecadando 15 mil latas de alumínio. Participam do projeto famílias das comunidades de Butiazinho de Cima, Butiá dos Carvalhos, Butiá do Lageado, Butiá Santa Rita e Rio Branco II. O lucro com as vendas além de proporcionar o dia especial para todos os alunos, ainda permitirá à turma vencedora da gincana, um passeio no parque Aquático Águas Douradas.

A programação do dia especial constou de várias atividades como: brinquedos – cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã, entre outros – de lanches, lembrancinhas, doces e muita animação. A direção e o corpo de funcionários agradecem a todos que de uma forma ou outra colaboraram e estão colaborando com o seu projeto.