Secretaria da Saúde de Mafra preza pela qualidade de vida do ostomizado

16 de novembro – Dia Nacional dos Ostomizados

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de Atenção à Pessoa Ostomizada, auxilia os portadores e seus familiares com orientações sobre ostomias e junto com a AMO – Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada busca a qualidade de vida do indivíduo. Partindo dessa premissa, aconteceu no dia 20 de outubro, o I Encontro Municipal de Atenção à Pessoa Ostomizada, realizado no Auditório Municipal. Este evento reuniu cerca de 90 participantes entre eles equipes do PACS, PSF, Hospital São Vicente de Paulo, CAPS Casa Azul, 25ª Gerência Regional de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e ostomizados, que acompanharam as palestras realizadas no dia. Dentro os assuntos abordados: alimentação, materiais, tipos de ostomias, problemas decorrentes de ostomias, entre outros. Além disso, a Secretaria da Saúde apresentou os serviços municipais oferecidos à pessoa ostomizada e a AMO falou sobre sua instituição, história e função.

Atenção e cuidado

O Programa Municipal de Atenção à Pessoa Ostomizada realiza com a AMO encontros mensais que contam com a participação de profissionais da saúde e ostomizados. Segundo o Presidente da AMO, Marcial J. Przybyela, estas reuniões visam dar a orientação técnica ao indivíduo, como a de realizar seu autocuidado, além da troca de experiências. "A pessoa ostomizada tem de se adaptar a uma nova situação, mas após este período, pode levar uma vida praticamente normal", comenta.

Data especial

Neste último dia 16 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional dos Ostomizados. Em Brasília, no dia 17, houve uma sessão no Plenário do Senado Federal, alusiva à data, que contou com presença de representantes da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada (ACO) e da Associação Brasileira de Ostomizados (ABASO).

Informações:

– Policlínica Municipal (SUS) – R. Dr. Mathias Piechnick, 55 – Centro. Tel: 3641-5200. E-mail: assaude@hotmail.com

– AMO – Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada – A AMO possui um serviço de telemarketing que visa a arrecadação de valores para manutenção da associação e construção da nova sede.

E-mail: ostomizadosmafra@ig.com.br .