Alunos da rede pública de ensino de Mafra realizam a Prova Brasil
• Em 2008 Mafra recebeu menção honrosa do MEC como destaque nacional pelos altos índices alcançados pelos alunos
Esta semana, alunos da 8ª série e da 5ª/9 das escolas EMEF Amola Flecha, EMEF Campo da Lança, CEM Beija-Flor, CEMMA, EMEB Evaldo Steidel, EMEB Avencal São Sebastião, Escola Agrícola e EMEF São Lourenço, da rede pública municipal de Mafra realizaram a Prova Brasil, que visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de escolas públicas (municipais e estaduais). Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Destaque
Desde 2005 Mafra participa desta avaliação e tem mostrado resultados significativos. Segundo a Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, os altos índices alcançados na Prova Brasil refletem a preocupação que o município tem com a educação. "Isto mostra o comprometimento que o Prefeito Jango Herbst tem com a educação municipal e o respeito aos professores, alunos e pais, prezando pela qualidade do ensino", enfatizou. De acordo com os resultados da Prova Brasil, em 2005/2006 Mafra foi destaque estadual e em 2007/2008 destaque nacional, recebendo menção honrosa do MEC. Os resultados da prova deste ano só serão divulgados em 2009. "Acredito que vamos repetir o excelente desempenho dos anos anteriores, pois Mafra vem conquistando muitas vitórias na educação, tanto na valorização do professor, quanto no bem-estar do aluno", destacou a Secretária.
Evolução educacional
Em 2009 a educação de Mafra fecha o ano com resultados positivos, pois investiu na valorização dos professores através do Plano de Carreira, na capacitação continuada aos professores, em reformas e ampliações em 15 escolas (até o primeiro semestre de 2010 todas as escolas serão contempladas com melhorias na infraestrutura), conclusão de três novas escolas, autonomia para a direção e APP, renovação da frota do transporte escolar com aquisição de 12 ônibus escolares novos (dois deles para começar a operar em 2010), caminhão furgão para alimentação escolar e mais quatro veículos pequenos para transporte escolar, além da distribuição de uniformes pelo quinto ano consecutivo, salas com recursos multifuncionais, material didático e pedagógico, alimentação escolar de qualidade e laboratórios de informática.
Saiba mais sobre a Prova Brasil
Implantado em 2005, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município. Os resultados da Prova Brasil permitem aos dirigentes das escolas, inclusive, trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade. As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.