Prefeitura de Mafra e entidades discutem preservação da área do Passo

reunião aconteceu na última sexta-feira, 27, no Cenpáleo da Unc

O interesse comum de preservar a natureza levou a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano a se reunir com diversas entidades como a Universidade do Contestado (UnC), Clube Ambiental Canforeira, Conselho Municipal de Turismo, Fundação Frei Miguel, ACI Mafra, moradores vizinhos à área do Passo, entre outras, para discutir uma forma da população usufruir do Passo, sem degradá-lo, visto que parte da área é uma APP (Área de Preservação Permanente).

Propostas

A Prefeitura já desenvolveu um projeto para criação do parque ambiental do passo, o qual ainda requer estudos para sua viabilização, como adequação ao que diz o Plano Diretor da cidade de Mafra – que dispõe sobre o Zoneamento de Uso do Solo. Nesse sentido, uma das diretrizes que norteiam o Plano Diretor do município em relação à qualificação do ambiente natural, é a consolidação do Parque do Passo.

Ao longo da reunião, vários pontos foram levantados, entre eles a questão do próprio nome da área, que ao invés de parque ambiental do passo, poderia ser denominado reserva ambiental do passo. Quanto à área utilizável, a maior parte delas seria indisponível à população, apenas aberta a pesquisas, outra parte utilizada para educação ambiental e uma menor destinada ao lazer, de acordo com normas vigentes.

Próximos passos

Discutidos os assuntos, os presentes propuseram questões a serem levantadas para os próximos encontros como: terminologia da área do passo, ações de mobilização comunitária para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, projetos educacionais e legislação ambiental.