Sistema dará maior transparência à administração mafrense

 

O Município de Mafra iniciou nesta semana a implantação do Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno (SIACI), desenvolvido pelo CIASC e que oferece tanto ao Prefeito municipal, quanto à população, a possibilidade de acompanhar diariamente os dados referentes ao desempenho da administração municipal, disponibilizados através da internet. E para dar maiores subsídios às Prefeituras, aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 3, no auditório do Hotel Emacite, reunião com prefeitos, secretários de finanças, contadores e controladores internos dos municípios pertencentes à região da AMPLANORTE.

O Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Luiz Roberto Herbst esteve presente e destacou a importância do sistema, exemplificando situações e enfatizou a necessidade dos secretários e contadores acessarem (o sistema) diariamente para verificação de possíveis falhas.

O idealizador do Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno foi o então conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Moacir Bertoli. Desenvolvido pelo CIASC ficou em teste por cerca de 2 anos nos municípios de Blumenau e Joinville e na Câmara Municipal de Florianópolis. Atualmente está sendo implantado em 31 municípios catarinense, mas por força de lei – Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009 – os municípios terão prazo para sua implantação que variam  desde um ano (para municípios com mais de 100 mil habitantes), a 4 anos (para municípios com até 50 mil habitantes).

A reunião com o Tribunal de Contas e CIASC aconteceu em parceria com a Amplanorte. Contou com a presença dos Prefeitos de Canoinhas e Presidente da Associação dos Municípios, Leoberto Weinert, de Itaiópolis, Helio Wendt, de Papanduva, Luiz Henrique Saliba, de Três Barras, Eloi José Quege e Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti além dos representantes do CIASC Alfredo Kleper C. Lavor, Diretor Administrativo; Jorge Hermógenes de Souza, Técnico e palestrante; Benta Farias, Coordenadora de Marketing  e Abelardo Mattos Filho, Gestor de Relacionamento com Clientes.

Para o Prefeito Jango o sistema em implantação no município é de suma importância pois permitirá um trabalho da forma mais transparente possível. Ele salientou que o sistema auxiliará em muito ao próprio prefeito no acompanhamento diário das arrecadações, despesas e dos gastos com saúde e educação, por exemplo, além de adotar providências para correção imediata de possíveis irregularidades.

Sistema Instantâneo

O Sistema Instantâneo é um instrumento gerencial que recebe diariamente – em um banco de dados localizado no CIASC – todas as informações dos diversos órgãos e setores da Prefeitura e disponibiliza diversos relatórios para o Controle Interno da unidade, visando permitir  orientação ao administrador a tempo de corrigir  falhas durante sua gestão.

Tem como objetivos a transparência, agilidade, tempestividade, controle e precaução, entre outros. No sistema instantâneo todos os programas se interligam, utilizando um único banco de dados. "Todos falam a mesma linguagem", conforme os técnicos.

Pelo SIACI, o Prefeito pode disponibilizar para a sociedade (via página da internet) relatórios que contenham informações de interesse geral ou coletivo, resguardando, contudo, dados confidenciais de pessoal.