Secretarias municipais orientam RECIVIDA na mudança de associação para cooperativa
Para prestar orientações sobre a transformação da Associação Ecológica Mafrense de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis – RECIVIDA em Cooperativa, aconteceu em meados de novembro, reunião entre a diretoria da entidade e representantes das secretarias municipais do Bolsa Família e de Meio Ambiente da Prefeitura de Mafra.
Solicitada pelo grupo gestor da RECIVIDA, a reunião versou sobre questões relativas ao acesso facilitado de verbas no momento em que o grupo passa a ser representado por uma estrutura de cooperação, além da renovação do contrato de locação do galpão onde hoje é feita a separação do material reciclável organizado pela associação.
A direção da Associação já organizou os documentos necessários para o início do trâmite do processo de transposição para cooperativa, devendo estar concluído até abril de 2010, quando poderá buscar apoio perante as agências financeiras e governo federal, estadual e municipal como sendo uma Cooperativa, conforme explicações de Ariana Chagas, responsável pela orientação do processo.
Para o Secretário Ivan Dutra a orientação de grupos como o RECIVIDA e o fomento ao cooperativismo e a economia solidária são algumas das propostas que a Secretaria do Programa Bolsa Família pretende implantar a partir janeiro de 2.010.
Participaram da reunião na sede da associação, o Secretário do Programa Bolsa Família, Ivan Dutra, a Coordenadora de Projetos, Ariana Chagas, a Diretora de Meio Ambiente, Elisabete Domingues Garcia Gava e a Chefe de Meio Ambiente, Nádia Weiz dos Santos.