Nasce em Mafra a primeira Incubadora de fomento à Economia Solidária em Santa Catarina
"Estação Social" é o nome da incubadora de desenvolvimento social que será criada em Mafra com objetivo de acelerar o processo de erradicação da pobreza no município, através da criação de empregos, geração de trabalho e renda, igual acesso ao crédito e treinamento. Para detalhar o projeto de criação ao Executivo Mafrense, os secretários Ivan Dutra, do Bolsa Família e Áurea Bastos Davet, da Criança e Ação Social, acompanhados da responsável pelo projeto, Ariana Chagas e da presidente do Conselho do Programa Bolsa Família Rosane M. Granemann de Souza participaram de reunião na manhã de terça-feira, dia 8, no Gabinete do Prefeito Jango Herbst.
A Incubadora será destinada aos beneficiários do Programa Bolsa Família, mas também atenderá através de vagas excedentes a comunidade em geral. Atualmente Mafra conta com 5.200 famílias cadastradas e 2.235 recebendo o Bolsa Família. O início do projeto foi estipulado para acontecer a partir do mês de março do próximo ano, devendo utilizar os instrumentos e recursos já existentes e em atividade nas Secretarias, otimizando e dinamizando o seu uso e abrangência, agregando resultados aos valores dispensados às famílias atendidas pelo Bolsa Família, que mensalmente recebem o benefício que gira em torno de um total de R$ 220.000,00 na cidade. No ano o Programa Bolsa Família, através dos benefícios chega a movimentar até R$ 2.200.000,00 na economia local.
Com a Incubadora serão beneficiadas as pessoas excluídas do mercado de trabalho por falta de formação e capacitação específica para ofícios, bem como as associações de classe e demais moradores da cidade que desejam qualificar-se profissionalmente nos cursos oferecidos. Para manutenção e investimento da "Estação Social" serão utilizados recursos do orçamento das Secretarias que idealizaram o projeto, bem como do IGD – Índice de Gestão Descentralizada.
As necessidades da população por cursos de capacitação profissional que serão oferecidos à comunidade através da Incubadora, serão organizadas a partir das reuniões itinerantes que a Secretaria do Programa Bolsa Família irá realizar nos bairros no mês de janeiro de 2010, ouvindo a comunidade para articular a demanda comunitária às grades curriculares dos cursos. Para desenvolver os cursos estão sendo articulados convênios com o SENAC, SENAI e Instituto Orbitato de Design.
Cursos
Os cursos já listados como prioritários para o primeiro semestre de 2010 são: Aprimoramento e Design em Customização e Corte/Costura, Tricô e Crochê, Colaboradora do Lar, Serviço de "Office Boy", Atendente de Portaria, Balconista de Loja, Agente de Limpeza, Cuidados Básicos com Crianças, Cuidados Básicos com Idosos e Portadores de Necessidades Especiais e Formação Continuada para Catadores de Material Reciclável.
O Prefeito João Alfredo Herbst salientou que para acompanhar o desenvolvimento social do país é imprescindível que os municípios estejam conscientes da necessidade ações como essa. "Estas famílias necessitam que os programas já existentes se modernizem e atendam as necessidades do mercado produtivo local". Segundo o Secretário Ivan Dutra, o valor é altamente significativo que gira no comércio local, "portanto temos que investir em práticas de qualificação profissional a estas famílias assegurando renda em caso de suspensão ou perda do benefício." Para a Secretaria Aurea Davet, "pessoas precisam de oportunidades e uma estrutura física para acolhimento quando seu habitat não lhe dá possibilidade de desenvolvimento. Assim, cabe a sociedade organizar formas de acolher, amparar e proteger aqueles que precisam de força e suporte para desenvolver-se de forma plena"
Parcerias
Para desenvolvimento do Projeto "Estação Social" Já estão articuladas parcerias de orientação na estruturação da Incubadora com pesquisadores da área de Universidades Federais e particulares do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais bem como com a coordenação dos Programas das Políticas Sociais para Mulher da Prefeitura de Porto Alegre-RS e com a Coordenação da Qualidade da Produção Artesanal da cidade de Gramado-RS.
Objetivos da Incubadora
– Acelerar o processo de erradicação da pobreza no município através da criação de empregos, geração de trabalho e renda, igual acesso ao emprego, crédito e treinamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família e demais membros da comunidade mafrense excluídos do mercado de trabalho local;
– Oportunizar o acesso dos jovens que fazem parte das famílias que dependem do Bolsa Família à programas de educação e treinamento vocacional, saúde e nutrição que atendam as demandas de estar inserido em um mundo do trabalho permeado pelas questões da sociedade da informação na era do conhecimento;
– Orientar o uso de tecnologias, instrumentos e métodos – capacitação e treinamento, pesquisa e desenvolvimento de projetos bem como ferramentas e sistemas de gestão aos empreendedores e lideranças comunitárias advindos das classes sociais vulneráveis.