Procon orienta sobre cuidados na hora de comprar
Para evitar que os gastos com as festas de final de ano se transformem em problemas em janeiro de 2010, o Procon-Mafra está orientando os consumidores quanto a alguns cuidados na hora de comprar os produtos da ceia ou os presentes de Natal.
O coordenador do Procon-Mafra, José Emílio Manchenho, lembra que, nesta época do ano, o consumo é motivado pela injeção de capital na economia, com o pagamento do 13° salário e com o pagamento de férias para uma grande parte dos trabalhadores. "Esse dinheiro extra dá uma sensação de que existe uma margem para gastar mais do que deveria. Porém, é preciso estar atendo para os gastos do começo do ano", diz.
Contas a pagar
As cobranças do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vêm no início do ano. Além disso, para quem tem filhos, há gastos ainda com a matrícula em escolas e a compra de material escolar. O Procon orienta também quanto ao uso do cheque especial e cartão de crédito que devem ser utilizados com prudência. Fazer uma lista de presentes e estipular o valor a ser despendido ajuda a controlar os gastos.
Veja alguns cuidados ao comprar produtos
Importados
– maior atenção ao comprar produtos importados, pois muitos deles são comercializados no mercado informal;
– as informações na embalagem devem estar em português.
Nacionais e importados
– solicitar sempre a nota fiscal – que é uma garantia da procedência do produto e de que poderá recorrer em caso de defeitos.
Garantia estendida
– esta garantia não cobre todos os itens da garantia contratual além de que, encarece a compra do produto.
Ceia
– pesquisar os produtos para encontrar o melhor preço;
– verificar a qualidade dos produtos da ceia e data de validade – é comum que os produtos, como frutas e panetones sejam comercializados com o prazo de validade com expiração muito próxima.
Informações:
O Procon-Mafra atende de segunda à sexta-feira, das 8 as 12 e das 13h30 às 17 horas no endereço Rua Marechal Floriano Peixoto, 85 ou pelos telefones: 3642-4378 / 3642-5822 ou ainda 151. Contate também via e-mail: proconmafra@gmail.com / proconmafra@yahoo.com.br