Arvorismo para desfrutar e preservar a natureza

A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Mafra  e a Prefeitura Municipal querem iniciar a partir do ano que vem, o desenvolvimento de um projeto de arvorismo, que pretende oferecer condições à população para praticar esporte e desfrutar da natureza preserando-a.

A iniciativa partiu da diretoria da ASPM que já dispõe de instrutor que vem desenvolvendo o esporte no município de São Bento do Sul e um funcionário treinado para orientar no percurso.  Apesar de um circuito completo constar de 13 obstáculos como Ponte Alpina, Tirolesa e outras, a ASPM deverá inciar com apenas 4 tipos de obstáculos.  Conforme explicam os idealizadores, o local é ideal, com vegetação apropriada para a prática do arvorismo e o  esporte poderá ainda ser um grande atrativo turístico no município, sem danos ao meio ambiente.

E para dar condições de execução da meta para 2010, o Executivo Municipal  enviará na próxima semana, para a Câmara de Vereadores, Projeto de Lei de concessão de contribuição financeira no valor de R$ 10 mil.

Arvorismo

O arvorismo é considerado como um esporte radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades. A atividade é muito utilizada no turismo de aventura, para lazer e recreação e para estudos de fauna e flora das camadas mais altas da floresta.

Segundo a versão mais difundida sobre a história do arvorismo, o esporte surgiu nos anos 80 na Costa Rica, onde cientistas pesquisavam a fauna e a flora de cima das árvores e, para evitar subidas e descidas constantes, resolveram criar uma forma de passar de um galho para o outro.  Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a idéia como esporte de aventura. A Inglaterra conheceu o arvorismo em 1997, quando ativistas ecológicos utilizaram a prática para evitar a devastação de uma floresta" (Site Brasil Turismo).