Mafra entre os 22 municípios que terão feiras itinerantes

   

A população local terá, em breve, acesso a alimentos de qualidade, a preços baixos e vindos diretamente dos agricultores familiares. Isto porque Mafra está entre os 22 municípios brasileiros incluídos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a implantação do Programa "Feiras Populares" em regiões metropolitanas. O projeto de Mafra receberá recursos no valor de R$ 150 mil para a aquisição de barracas, balanças, utensílios e para realização de atividades de capacitação relativas à feira.

A feira será itinerante e vai abranger 8 bairros. O funcionamento será discutido com os feirantes, que serão os beneficiários  e poderá acontecer no sábado ou em outro dia da semana, como melhor convier aos produtores rurais, porem cada vez em um bairro diferente. Os feirantes serão agricultores da agricultura familiar beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, também do MDS.

O Prefeito Jango assinou o convênio com o MDS no dia 11 de dezembro e deu todo o apoio possível para que o projeto dê certo. Segundo ele "facilitar o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade e incentivar o consumo de frutas, hortaliças e demais produtos naturais para a população em geral e o que é melhor, produzidos aqui na nossa cidade é parte de nosso compromisso com o agricultor local e nosso dever para com a saúde dos mafrenses."

Para o Secretário Municipal do Programa Bolsa Família de Mafra, Ivan Dutra a feira possibilitará aos moradores dos bairros a opção de comprar alimentos mais saudáveis perto de sua casa e os agricultores poderão vender a produção sem passar pelo atravessador.

Para Ariana Chagas, Coordenadora de Projetos da Secretaria do Programa Bolsa Família uma das grandes preocupações da equipe gestora que idealizou o projeto era de levar ao Ministério orçamentos de empresas mafrenses, para que o material adquirido para a estruturação da Feira seja confeccionado por empresas da cidade.

Para a nutricionista Sandra Helena Turnes de Olindo, profissional técnica responsável pela feira, Mafra tem a " necessidade de ações imediatas de combate a pobreza, à fome, à subnutrição e doenças carenciais. "Levar alimento a baixo custo para quem compra e a preços adequados a quem precisa vender  é uma forma de fomentar a economia local de maneira responsável e solidária, declarou".

Para o ano de 2010 a equipe terá que executar o projeto da Feira Popular Itinerante para comercialização de produtos de pequenos agricultores do município. Dentre os objetivos básicos da feira destacam-se:

  • proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente;

  • proporcionar à  população vulnerável produtos de baixo custo  e destinar o excedente dos produtos  da feira para o Banco de Alimentos do município eliminando  assim o desperdício.

Foto: No Gabinete do Prefeito Jango, durante assinatura do convênio relativo à Feira Itinerante, momento presenciado pelo Secretário Ivan Dutra e a Coordenador do projeto, Ariana Chagas.