Amplanorte realiza primeira reunião do ano tendo Jango na presidência

Três assuntos de relevância para a região foram discutidos na tarde de quarta-feira, 20, durante reunião da AMPLANORTE, associação que congrega 10 municípios do Planalto Norte. Os prefeitos presentes aprovaram a manutenção de uma casa de apoio em Florianópolis, para auxiliar as pessoas enfermas que necessitam de tratamento na capital; aprovaram ainda a compra de um mamógrafo novo para o Centro de Diagnóstico por Imagem do CISAMURC, que atende aos municípios da região e a retomada da construção da nova sede da Associação, em Mafra, e que está com as obras paralisadas desde o ano passado.

A primeira assembleia ordinária da AMPLANORTE aconteceu em Itaiópolis e contou com a presença dos prefeitos de Mafra, Jango Herbst (presidente da Associação); de Canoinhas, Leoberto Weinert, de Irineópolis, Wanderlei Lezan (presidente da Cisamurc), do vice-prefeito de Itaiópolis, Alfeu Schneider e do representante do prefeito de Monte Castelo, vereador Roberto Carlos Barankievicz.

Uma das decisões importantes tomadas pelos presentes foi organizar uma caravana de prefeitos da região para Florianópolis, que será agendada para o início de fevereiro e que terá a finalidade de buscar apoio do Governo do Estado, mais especificamente junto às secretarias da Saúde e Fazenda, para questões relacionadas à casa de apoio e fiscalização. Segundo o presidente da AMPLANORTE, Jango Herbst, a união entre os prefeitos será o diferencial para que o estado possa olhar a região com mais atenção. "Precisamos trabalhar juntos para que o Planalto Norte receba a atenção que merece, como pólo produtivo que é", frisou.

Casa de apoio

Na reunião ficou decidido que a casa de apoio em Florianópolis deverá ser mantida pelo GIRO – Grupo de Integração e Recuperação Oncológica, que presta apoio ao portador de câncer. A entidade fará um convênio com a Associação dos Municípios do Planalto Norte e o custo da manutenção do local será rateado entre os municípios associados. Para falar sobre o tema, o vereador Adir Kuss participou da reunião e explicou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos que necessitam de tratamento diário na capital.

Quanto à retomada da construção da nova sede da AMPLANORTE, ficou definido que Mafra arcará com 50% dos custos e o restante do valor será rateado entre os demais municípios associados. A nova sede começou a ser construída em meados de 2008, mas a obra ficou praticamente paralisada durante o ano passado. Ela situa-se no centro de Mafra, próxima ao comando do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.