Secretaria da Educação de Mafra busca a excelência no ensino

equipe da Secretaria de Educação, diretores e professores da zona rural reuniram-se para discutir sobre gestão e produtividade na educação

Nesta quinta-feira, 28, cerca de 40 profissionais da educação de Mafra entre diretores e professores responsáveis da zona rural, reuniram-se, no auditório da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, para discutir ações relativas a uma gestão anual voltada para resultados.

A Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, fez a abertura da reunião ressaltando a importância da participação destes profissionais num encontro como esse que reforça o comprometimento, seriedade, união e responsabilidade com a educação, tendo como meta conquistar a excelência do ensino municipal. "Temos muitas ações a serem concretizadas durante este ano – reestruturação do sistema municipal de ensino, sistema de avaliação do processo ensino aprendizagem, planejamento estratégico da educação e início da proposta pedagógica municipal", declarou a Secretária. Ela também ressaltou que todo esse processo "vai exigir muito trabalho e estudo envolvendo todos os educadores".

Planejamento e resultados

A Secretaria de Educação convidou o Professor Dr. Marcos Augusto Pires Meurer, que presta consultoria na área de educação, planejamento estratégico e sistemas educacionais para falar sobre gestão. Por meio da palestra "Gestão de excelência e produtividade na educação", o professor enfatizou a importância do planejamento na educação, expondo vários fundamentos para se chegar a excelência, como a gestão centrada nos desejos dos munícipes e o foco nos resultados. "Projeto pedagógico é o instrumento de gestão do líder de uma escola e da secretaria de educação", explicou Marcos. Além disso, disse que "um gestor de excelência é aquele que conhece profundamente a legislação vigente do sistema municipal de ensino".

Durante sua apresentação, o professor levou os presentes a refletirem sobre quais os problemas causados por uma gestão ineficiente, funções de um projeto pedagógico e o papel de um líder na unidade escolar. Abordou assuntos como responsabilidade social, comprometimento e valorização das pessoas, aprendizado contínuo, planejamento estratégico, entre outros pertinentes ao contexto educacional.

Diretrizes

Neste encontro os participantes tiveram a oportunidade de apresentar, discutir e propor temas para capacitação continuada de 2010, assuntos pedagógicos e orientações referentes à alimentação escolar.

Conforme o calendário escolar municipal, nos dias 4 e 5 de fevereiro os professores, orientadores e gestores estarão nas unidades escolares elaborando o planejamento anual. Vale lembrar que no próximo dia 8 de fevereiro iniciam-se as aulas da rede municipal.