1ª Conferência Municipal Defesa Civil de Mafra reuniu grande público

 

1ª Conferência Municipal Defesa Civil de Mafra reuniu grande público para discussão de ações e construção de políticas públicas

 

Aconteceu na última sexta-feira, 29, na Universidade do Contestado – Campus Mafra, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária, idealizada pelo Ministério da Integração Nacional e realizada pela Secretaria Municipal de Governo e Cidadania e Diretoria da Defesa Civil. Neste evento estiveram presentes autoridades, lideranças políticas e empresariais, servidores públicos, membros do executivo mafrense e da comunidade. O Secretário de Administração de Mafra, Rodney Medeiros, que na ocasião representou o Prefeito Municipal, Jango Herbst, fez a abertura oficial da conferência.

O evento, cujo tema foi "Por uma Ação Integral e Contínua", teve como principal objetivo promover ações preventivas, de socorro, assistência e recuperação. Segundo a diretora da Defesa Civil e Coordenadora Geral da Conferência, Solange Lansky, a intenção da conferência foi discutir ações para evitar ou reduzir desastres causados pelas fortes chuvas e vendavais que assolam o município. "A Defesa Civil não pode atuar somente quando da ocorrência de eventos adversos, mas sim, sistematicamente e continuadamente, trabalhando principalmente a prevenção e intervindo na mudança de atitudes", declarou.

 

Planejamento e Prevenção

Um dos pontos mais discutidos na parte da manhã foi quanto às ações preventivas que devem ser tomadas pelo município, para evitar situações críticas. Os participantes puderam refletir sobre este assunto com a palestra do Major Sérgio Murilo de Melo, Subcomandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar e Coordenador da Defesa Civil em Itajaí. O palestrante iniciou contextualizando as ações de defesa civil no Brasil, citando casos como os ocorridos em Angra dos Reis, no início deste ano e em Itajaí, em novembro de 2008 – que atingiu 90% do município e mais de 150 mil pessoas. O Major frisou a importância de se ter uma defesa civil estruturada e ativa para poder atender às necessidades da população. "A administração municipal deve trabalhar durante o ano todo para evitar desastres e não só quando eles acontecem", disse. Além disso, ressaltou que a população também deve fazer a sua parte, respeitando o meio ambiente.

O palestrante ressaltou a importância da prevenção de riscos e da fiscalização constante, pois é comum a população construir suas casas, de um dia para o outro, em áreas como APP, encostas, beiras de rios e demais locais impróprios. Ele falou como a defesa civil deve trabalhar em períodos de normalidade (antes da ocorrência de um desastre) e anormalidade (durante e depois da ocorrência de um desastre), além de procedimentos para confecção de relatórios e decretos de situação de emergência. "O município que atua bem na resposta ao desastre é aquele que trabalhou e preparou-se no período de normalidade", explicou.

Diretrizes

Após a palestra, os participantes realizaram trabalhos em grupo, de acordo com os três eixos temáticos (I – Desafios para a efetivação da Defesa Civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento; II – Políticas Públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária; III – A mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil). Esta atividade serviu para geração de propostas e diretrizes que devem fundamentar a política de defesa civil do município. Os grupos, após discutirem propostas, apresentaram suas diretrizes e em seguida houve a eleição dos seis delegados que irão participar da Conferência Estadual de Defesa Civil.

 

Encerramento

Após um dia inteiro voltado às ações da Defesa Civil, o evento deu-se por encerrado. A diretora da Defesa Civil de Mafra agradeceu a participação de todos e o apoio do Mig Supermercados, da Avenida Cel. José Severiano Maia, que forneceu e organizou o coffee-break.

"A participação da sociedade foi fundamental nesse processo. Avaliamos o que foi feito e avançamos na construção de políticas públicas sólidas e permanentes para o nosso município", finalizou a diretora.

 

 

Conheças os Delegados eleitos para Conferência Estadual de Defesa Civil

 

SOCIEDADE CIVIL

Titulares: Major Adilson Moreira, Dr. Aldeny de Freitas Rocha, Rosicler Aparecida Carvalho.

Suplentes: Renata Ribas Twardowski, Marilene Silveira Macanhan, Maria Plautila Moroski.

TRABALHADORES DA DEFESA CIVIL

Titulares: Dangelo Diego de Lima, Sargento Paulo Lazarino

Suplente: Sidnei Kalisky, Sargento Marcos Antonio Ribeiro

GESTOR PÚBLICO

Titular: Joci Aparecida Ribas

Suplente: Sueli Matilde Kuss

 

 

Confira as principais diretrizes levantadas nesta 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Mafra

 

Padronização do sistema de gerenciamento de dados; capacitação de pessoas para integrar a Defesa Civil; determinação estadual para que a Defesa Civil colha dados meteorológicos diariamente como fonte informativa à população, através do meio de comunicação (rádio); elaboração do Plano de Segurança Pública e Defesa Civil; criação de sistema de informação permanente sistemática das condições e situações de riscos e adversidade; definição de loteamentos com infra-estrutura e investimentos como creche, escolas, empresas favorecendo a remoção das famílias das áreas de situação de risco; ampliar a fiscalização das áreas de risco e vulnerabilidade; criação de programas de educação social direcionados a uma nova cultura de prevenção de riscos e preservação ambiental; preservação da vegetação e mananciais, reflorestamentos amplos, mudas nativas; não assorear os rios, respeitar as nascentes; estudos e monitoramento das diversas áreas em constante contato com as imobiliárias; mais rigor na aplicabilidade das leis ambientais; organizar um comando efetivo, posto de comando com funções deliberativas.

 

Confira no site da Prefeitura de Mafra o "Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil" e os relatórios dos eixos temáticos. Acesse: http://www.mafra.sc.gov.br/ , link Governo/Secretaria Governo e Cidadania