Saúde de Mafra recebe orientações sobre vacinação contra influenza H1N1

 

A Secretaria de Saúde de Mafra está se preparando  para a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, a conhecida gripe suína, que iniciará já no mês de março. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado  explicou que o objetivo da vacinação é manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e diminuir a morbimortalidade associada à Influenza H1N1.

Como será a primeira vez que a imunização desse vírus acontece, as metas ainda estão em definição. Mas um calendário prévio já foi divulgado pelo ministério da saúde, e que deverá ser seguido pelos municípios. 

Etapas da campanhas:

No período de 8 a 19 de março – índios e profissionais de saúde que participem da assistência direta ao paciente.

De 22 de março a 2 de abril – gestantes , população com doenças crônicas de base (exceto idosos de 60 anos ou mais)  e 1ª dose para crianças saudáveis entre 6 meses e menos de 2 anos de idade (2ª dose 21 dias após a 1ª dose.

De 5 a 23 de abril – jovens entre 20 e 29 anos e continuação da vacinação de gestante.

De 24 de abril a 7 de maio – idosos de 60 anos ou mais com doença crônica de base com a vacina contra a Influenza A H1N1, continuação da vacinação de gestante.

De 10 a 21 de maio – todas as pessoas entre 30 e 39 anos.

A Secretária de Saúde Maria Beatrice Reynaud dos Santos lembrou que a vacina não é a única medida preventiva para a contenção de uma pandemia, sendo extremamente importante a adesão da população na adoção de medidas simples de etiqueta respiratória e hábitos de higiene.