Folclore Ucraniano Vesná comemora Bodas de Prata

 

  • Grupo é marcado por trajetória de sucesso

Em 1985, O Grupo Folclórico Ucraniano Vesná – cujo nome significa "Primavera" -, nascia em Mafra através da iniciativa de padre José Waurek e jovens descendentes da 4ª e 5ª geração dos primeiros imigrantes ucranianos. Com a intenção de preservar, divulgar e manter viva a cultura, os fundadores deram continuidade ao movimento étnico  e ao resgate das tradições, através da dança.

Sua primeira apresentação foi no próprio salão da igreja ucraniana, em 28 de maio de 1988, para comemorar o mês das mães, contando com a presença e o prestígio da comunidade ucraniana. Desde lá, nunca mais parou. Foram realizadas apresentações em diversas cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mostrando a força e a alegria desta etnia.

Atualmente, o grupo conta com aproximadamente 30 integrantes, divididos entre grupo infanto-juvenil – regidos pela coreógrafa Fernanda Celi Torcate -, e adulto – cujo coreógrafo é Dimas Humenhuk. Com repertório de aproximadamente 20 danças, contagia a todos por onde passa, inclusive em Festivais Nacionais de Danças Ucranianas, tendo participado de todos e realizado seu próprio Festival Nacional, em 1999. Ainda, promoveu duas Noites Culturais, recebendo espectadores de Riomafra e região e divulgando ainda mais seu nome a todos.

Neste ano, o Grupo Vesná já possui alguns convites para apresentações e, inclusive, já vem programando sua participação no próximo Festival Nacional de Danças Ucranianas, que acontecerá em Curitiba. E para comemorar as Bodas de Prata, uma nova Noite Cultural Ucraniana vem sendo idealizada. Aguardem e confiram!

Novos dançarinos

Como forma de se fazer ainda mais conhecido e expandir o número de dançarinos, o Grupo Vesná convida novos integrantes para fazerem parte da magia que é a dança ucraniana. Os ensaios do grupo adulto são realizados aos sábados, das 18 às 21 horas, enquanto que o grupo infantil ensaia das 15:30 às 17 horas, ambos no salão da Igreja Ucraniana em Mafra. Segundo o coreógrafo Dimas Humenhuk, "além de ser uma atividade saudável, é importante e interessante que os jovens e adultos conheçam o que significa representar uma cultura que não pode ser esquecida. Faz bem para o corpo e para a mente". Mais informações através dos telefones (47) 3642-5201, com Fernanda; 3642-3769, com Dimas, e 3642-2901, com Francielle. Faça parte você também do Grupo Ucraniano Vesná!