Batalhão da Polícia Militar de Mafra já é realidade

 

A transformação da 3ª Companhia de Polícia Militar de Mafra em um uma Guarnição Especial (Batalhão) foi concretizada com a assinatura no dia 2 de fevereiro, do Decreto nº. 2.968, pelo Governador Luiz Henrique da Silveira.  O Decreto estabelece no artigo 5º, que "a Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra será para os efeitos legais equivalente de Unidade PM (Batalhão)" e contará, conforme o artigo 2º, com pelo menos mais sete oficiais.

Para a segurança do município o ato reveste-se de extrema importância, segundo afirmações do Prefeito Jango Herbst.  "Foi com imensa satisfação e extrema alegria que recebi essa, que considero como uma ótima notícia para a segurança da população mafrense", declarou. Ele lembrou que por inúmeras vezes participou de reuniões itinerantes, inclusive no interior do município, com a população reclamando da falta de segurança e que, embora o assunto seja da competência do estado, apresentou solicitação formal ao Governo do Estado para essa mudança, além de estabelecer como meta para o seu segundo governo. "Além de gestionar pessoalmente junto ao Governador Luiz Henrique, a transformação da Companhia em Batalhão foi uma promessa de campanha, hoje concretizada", declarou. Jango Herbst agradeceu não somente ao Governador – que deu a devida importância ao município e região, devido à sua posição estratégica, de município de fronteira – como também ao Comandante Geral da Polícia Militar em Santa Catarina, Coronel Eliésio Rodrigues e ao Chefe de Estado Maior, Coronel Celso Dorian de Oliveira.

Benefícios do batalhão

O Batalhão representará vários benefícios para de Mafra, segundo informações do Capitão Marcelo Pereira, que destacou dentre elas, o fato de se poder formar uma escola de soldados aqui no município. Representará ainda o aumento da estrutura e no número de oficiais, além de, a médio e longo prazo, aumento do efetivo. Outro benefício destacado foi o de que haverá maior agilidade nos trâmites de pedidos na área de segurança, uma vez que anteriormente, a Companhia devia se reportar primeiramente para o Batalhão em Canoinhas. O Capitão explicou que a solenidade oficial de transformação da Companhia em Guarnição Especial deverá acontecer após a publicação de uma portaria regulamentando o Batalhão, prazo estimado em aproximados 30 dias.