IBGE realiza reunião com executivo mafrense

• recenseamento começa em 1º de agosto

Na manhã da última terça-feira, 16, membros do executivo mafrense, representantes dos Correios, Epagri e Cidasc, reuniram-se com o coordenador do IBGE – subária Mafra, Edmilson Marinho Júnior para discutirem assuntos referentes ao Censo Demográfico 2010. O coordenador explicou como será a dinâmica de todo processo, desde a fase da pré-coleta de dados, em abril, à do recenseamento, com início em 1º de agosto. "O IBGE está instaurando em todos os municípios uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que vai auxiliar no acompanhamento de dados, repasse de informações e verificar como está fluindo o trabalho do censo", explicou.

Colaboração

Para que a comunidade vivencie o processo de realização do Censo 2010, o IBGE desenvolveu o projeto "Vamos Contar!" que visa atingir as salas de aula de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de todo Brasil. "Esse projeto vai permitir que os alunos conheçam a realidade brasileira. As escolas vão receber material para ser trabalhado em sala de aula como mapas e guias de atividades", disse o coordenador.

A Prefeitura de Mafra está colaborando com o IBGE na sessão de uma sala na Secretaria da Educação, para apoio ao instituto e na divulgação do projeto "Vamos Contar!".

Processo Seletivo

Ainda estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo de recenseador – para trabalhar no Censo Demográfico de 2010. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 19 de março nas Agências dos Correios. Pela internet as inscrições ficam abertas até 04 de abril e devem ser feitas pelo site http://www.cesgranrio.org.br/ . A taxa de inscrição é de R$ 18,00. No total são 191.972 vagas temporárias, distribuídas nos 5.565 municípios do país. Para Mafra foram destinadas 48 vagas.

Para participar do PSS é necessário ser brasileiro, 18 anos ou mais e o Ensino Fundamental concluído na data de contratação. Também é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

O edital completo com todas as informações necessárias para a inscrição está disponível no portal do IBGE http://www.ibge.gov.br/ .