Mafra e região discutem implantação de um Sistema Único de Inspeção Animal

 

Com a finalidade de discutir a implantação do SISBI/SUASA em Santa Catarina e atendendo solicitação do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do Estado, acontecerá no dia 5 de abril, no London Clube, em Mafra um seminário técnico sobre o tema. O evento deverá reunir representantes dos municípios pertencentes à região do Planalto Norte Catarinense. Após a abertura, prevista para às 8:30 horas, será apresentado o posicionamento atual dos Governos Federal e Estadual em relação ao tema, além dos requisitos para a adesão do Estado, dos municípios e dos estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal no SISBI/SUASA.

Sistema Único de Certificação

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA é um sistema integrado de inspeção, no qual os serviços municipais, estaduais e federal deixam de atuar isoladamente e passam a fazer parte de um único sistema. Este sistema existe desde 2005, e permite que as agroindústrias e frigoríficos possam ter o selo conhecido como o – SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Anteriormente, somente as empresas que conseguiam a certificação de inspeção junto à esfera federal podiam vender seus produtos em outras regiões do país. Pelo princípio da equivalência, o novo sistema vai permitir que estados e municípios possam comercializar produtos de origem animal entre regiões com sistemas de inspeção equivalentes.

O Seminário sobre SISBI/SUASA em Mafra é uma iniciativa do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do Estado, com apoio da SEAPLAN e AMPLANORTE e acontece em parceria  com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA, através da Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina, Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina – SAR Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC e Federação Catarinense de Municípios – FECAM.