Professores de Mafra recebem resultado de pesquisa sobre Tecnologia de Informação e Comunicação

 

 

  • Como resultado concreto da pesquisa, a Universidade Federal do Paraná através do grupo de pesquisa GEPETE iniciará a partir de agosto deste ano, trabalhos para a formação continuada com professores da rede municipal de educação, na área de Tecnologia.

A Educação de Mafra recebeu na noite de quarta-feira, 24, o relatório final de uma pesquisa científica feita com 14 professores (18 foram convidados, 16 iniciaram e 14 concluíram) da rede municipal de ensino, sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. A pesquisa foi feita durante os dois últimos anos, como parte do programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e foi conduzido pela Mestre Ariana Chagas Gerzson Knoll,  com a orientação da Doutora Gláucia da Silva Brito.  A entrega oficial  aconteceu no Hotel Susin e o relatório foi entregue à Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira e aos professores participantes, num momento marcado pela emoção tanto dos orientadores como dos colaboradores.

Como resultado concreto da pesquisa, a Universidade Federal do Paraná iniciará a partir de agosto deste ano, os trabalhos para a formação continuada para os professores da rede municipal de educação, na área da Tecnologia.

Ariana Chagas parabenizou a coragem da Secretaria Municipal de Educação, que aceitou o desafio de ceder o espaço para que a pesquisa se realizasse em Mafra. "A Secretária Marise acolheu a proposta da UFPR com coragem e humildade, porque abrir as portas para um eixo científico significa se expor sem ter como medir os resultados, pois quem vem fazer a pesquisa, vem com um olhar extremamente crítico". 

Em relação aos professores participantes, Ariana disse terem sido muito corajosos porque deixaram que todos os conceitos até então recebidos como educadores pudessem ser questionados ou até mesmo modificados.

Profissionais qualificados

Ao comentar sobre a pesquisa e a possibilidade de continuação da capacitação aos professores da rede municipal de educação, o prefeito Jango Herbst salientou que todos os atos realizados em favor da educação em Mafra, são sempre bem vindos. "Nossos investimentos visam a qualidade da educação, meta impossível sem profissionais também qualificados", acrescentou.

A secretaria Marise Valério agradeceu a oportunidade de que a pesquisa fosse realizada no município e também aos professores que se dispuseram a participar dos trabalhos. "Há anos  temos a preocupação de realmente levarmos a Tecnologia Digital  em nossas escolas e hoje vemos essa realidade bem próxima,  pois estamos recebendo vários laboratórios de informática e adquirindo muitos equipamentos para nossas unidades.

A professora Rosi Maria Carneiro Kubicki, que atua na educação infantil, no Comecinho de Vida, foi uma das participantes da pesquisa. Em nome dos demais professores agradeceu por terem sido chamadas a participar. "Foi um período em que trabalhamos e refletimos muito. Mudamos alguns conceitos e formamos conceitos novos. Nos proporcionaram um aprendizado bastante grande sobre a Tecnologia da Informação", declarou.

União pela  qualidade no ensino

A conclusão dos trabalhos considerou que a demanda de formação continuada de professores para dar conta do "Educar na Sociedade da Informação e do Conhecimento" vai além do esforço de  uma só área da sociedade. "É necessária uma articulação imediata entre o poder público e as entidades de classe locais no sentido de oportunizar aos professores um processo de formação continuada que dê conta  dos desafios que a Educação vive no momento". E como não bastam apenas computadores conectados a internet para iniciar uma caminhada neste sentido, o GEPETE   participará com o fomento  teórico as discussões, a Secretaria de Educação investirá na organização de Seminários e Oficinas inicias  e na estruturação de uma proposta de Formação Continuada e em ação para os professores mafrenses. A Secretaria do Programa Bolsa Família, através do Secretário Ivan Dutra ofereceu a estrutura física do Telecentro para os encontros de formação continuada  e a Associação Comercial e Industrial de Mafra, através de seu Presidente, Luiz Carlos de Souza deixou a disposição tanto a estrutura física da ACI, como salas de reunião e auditório para os professores quando for necessária a realização de eventos.