Seminário discute implantação de Sistema Unificado de Atenção
Representantes de empresas governamentais e não-governamentais, sindicatos, cooperativas e entidades diversas ligadas a agricultura e pecuária nos municípios do Planalto Norte de Santa Catarina participaram do seminário técnico realizado na manhã da última segunda-feira, dia 5, no London Clube, com a finalidade de discutir e tirar dúvidas em relação à implantação do SISBI-SUASA no Estado.
O Prefeito Jango Herbst, que também é presidente da AMPLANORTE – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, uma das entidades que está apoiando o evento promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do Estado – deu as boas vindas aos presentes e desejou um dia de trabalho produtivo.
Na oportunidade o Prefeito salientou a importância do tema para o Estado e principalmente para nossa região, que vem atravessando um momento econômico difícil "e qualquer entrave burocrático prejudica ainda mais nosso desenvolvimento".
A abertura contou com a presença do presidente do Conselho de Secretários e SEAPLAN, Donato Noerber, que destacou a importância do evento – o 5º encontro realizado no Estado – e do apoio do Governo do Estado. "Estamos com o Estado ao nosso lado e temos a certeza de que, quando precisarmos chamar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, receberemos também o apoio solicitado", destacou explicando que somente três estados brasileiros já implantaram o SISBI-SUASA. Segundo Donato Noerberg, há muitas dificuldades a serem superadas, mas ele acredita que "com a união de todos não há dúvida de que essa batalha árdua será vitoriosa e resultará em benefícios para todos".
Após a abertura, foram apresentados os posicionamentos dos governos federal e estadual em relação ao tema, além dos requisitos para a adesão do Estado, dos municípios e dos estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal no SISBI/SUASA. No momento do debate os presentes puderam dirimir as dúvidas em relação a implantação do Sistema Unificado de Certificação.
O Seminário sobre SISBI-SUASA em Mafra foi uma iniciativa do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do Estado, com apoio da SEAPLAN e AMPLANORTE e acontece em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, através da Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina, Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina – SAR Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC e Federação Catarinense de Municípios – FECAM.
Sistema Único de Certificação
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA é um sistema integrado de inspeção, no qual os serviços municipais, estaduais e federal deixam de atuar isoladamente e passam a fazer parte de um único sistema. Este sistema existe desde 2005 e permite que as agroindústrias e frigoríficos possam ter o selo conhecido como o – SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Anteriormente, somente as empresas que conseguiam a certificação de inspeção junto à esfera federal podiam vender seus produtos em outras regiões do país. Pelo princípio da equivalência, o novo sistema vai permitir que estados e municípios possam comercializar produtos de origem animal entre regiões com sistemas de inspeção equivalentes.
Legendas – Compuseram a mesa de autoridades o Secretário Municipal da Agricultura, Omilton Pereira Filho, o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Michel Assis, o Gerente Regional da Cidasc, Osmar Carpen, o representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Euvert de Oliveira Filho, o Prefeito de Mafra e Presidente da Amplanorte, Jango Herbst, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura e SEAPLAN Donato Noerberg e o representando a Gerência Regional da Epagri, Geraldo Pilatti.