SUS de Mafra retoma atividades

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que o SUS municipal já está atendendo aos seus usuários, porém ainda de forma improvisada, uma vez que a energia no local foi restabelecida graças ao gerador que é utilizado no britador do município e foi cedido pelo Prefeito Jango Herbst e a Secretaria de Obras, até que a situação seja normalizada.

A Secretária da Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos explicou que o problema verificado no SUS tratou-se de um curto circuito, ocorrido na madrugada do último sábado, que ocasionou a queima do transformador no local. Ela e o Prefeito Jango agradeceram a compreensão da população e  esclareceram que o prédio onde funciona a Policlínica Municipal – SUS –  pertence ao  INSS e que a normalização efetiva somente poderá acontecer após os acertos entre a Celesc e o Instituto de Seguridade Social, que é um órgão do Governo Federal.

Em relação às consultas que deixaram de ser feitas, ela orientou às pessoas afetadas que se dirijam à Policlínica para as remarcações. Orientou ainda quanto a realização de radiografias que temporariamente estão seno feitas no Hospital São Vicente de Paulo.

Maria Beatrice desmentiu alguns comentários, que considerou como maldosos, de que o SUS teria sofrido uma sobotagem ou de que a Prefeitura não teria pago a conta de luz e por isso amanheceu na segunda-feira às escuras, impossibilitando serviços de consultas médicas, odontológicas e a realização de exames.  "Foi um curto circuito que queimou o transformador, afetando a rede elétrica e de telefonia local", finalizou.