Projeto Dando Linha: Arte e Moda utilizadas para reduzir diferenças sociais

• O projeto será uma boa oportunidade para elevar a nossa renda familiar da artesã Vera Lúcia Alves de Souza.

Mafra viveu na noite de quarta-feira, 14 de abril, a primeira ação concreta de um programa entre tantos, que tem com missão acelerar a  erradicação a vulnerabilidade  social no município. Naquela noite, lojistas de Mafra e Rio Negro foram apresentados às artesãs de peças de vestuário em lã e linha, cujas obras (roupas), eram trajadas por personalidades da sociedade local.  As peças produzidas por beneficiárias do Bolsa Família   são fruto do projeto "Dando Linha" desenvolvido pela Prefeitura de Mafra, por intermédio das Secretarias Municipais da Criança e Ação Social e Bolsa Família como uma das facetas da Incubadora de Desenvolvimento Social, que está sendo implantada no município.  Ao final do evento, os lojistas puderam fazer encomendas de peças semelhantes às apresentadas, para serem ofertadas no comércio local.

Emocionada, a filha de uma das artesãs, Vera Lúcia Alves de Souza  agradeceu a todos os que colaboraram para que o projeto pudesse seguir em frente e declarou otimista que o  "Dando Linha" será uma boa oportunidade para elevar a renda da sua família e das demais envolvidas.

Citando que dentre as  diretrizes da assistência social consta o enfrentamento da pobreza e a autonomia das pessoas, a Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet, disse que é preciso dar oportunidades à essas  pessoas. "Hoje precisamos comungar  com essa história – que começou com uma idéia simples da confecção de bolsas a partir de retalhos – e oportunizar cidadania, geração de renda e autonomia às famílias vulnerabilizadas", declarou.

O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra explicou que,  seguindo o espírito empreendedor do Prefeito Jango Herbst, a secretaria começou a priorizar algumas políticas sociais. "Pensando no futuro das famílias assistidas pelo Bolsa Família, procuramos proporcionar formas de trabalho para que elas possam gerar renda e para tanto buscamos subsídios em outros municípios que hoje já adotaram a economia solidária como novo modelo", afirmou. E declarou: "queremos ensinar a pescar  e não só dar o peixe".

Para a  Coordenadora de projetos da Secretaria, e uma das entusiastas do "Dando Linha", Ariana  Chagas  a noite de quarta-feira constou de palavras como sonhos, oportunidades e convergências, que expressaram as emoções dos presentes. "Nesta noite falamos dos sonhos de uma vida melhor para quem faz parte de pelo menos 10  por cento da população  de Mafra", enfatizou. Ela fez ainda breve explanação sobre os demais projetos da Incubadora de fomento a economia solidária " ESTAÇÃO SOCIAL".A Solenidade de lançamento foi acompanhada por autoridades locais, além da Coordenadora da Alimentação do Ministério do Desenvolvimento Social Aline Gaia presente na cidade para acompanhar  também aos demais projetos das secretarias.

"Dando Linha"

O projeto Dando Linha atende hoje 12 mulheres beneficiárias do Bolsa Família, orientando e dando suporte e apoio técnico para a produção de roupas em lã e linha. A meta  é de que nos próximos dois anos  o projeto atinja cerca de 70 pessoas. Tem por objetivo proporcionar condições para que essas famílias migrem de uma situação de vulnerabilidade para uma de cidadania efetiva, tornando-se parte de uma sociedade produtiva.

Economia Solidária

O programa da Economia Solidária que a Secretaria do Bolsa Família de Mafra desenvolve em parceria com a Secretaria da Criança e Ação Social já conta com três ações em desenvolvimento, quais sejam, a organização da Cooperativa RECIVIDA, a organização da cadeia produtiva de estopa, a partir de sobras de tecidos de roupas doados pela Confecção Conduta de Mafra e Açucena de Jaraguá do Sul  e o projeto Dando Linha.

Parceiros

Em nome do Prefeito Jango Herbst, os Secretários Municipais Áurea Bastos Davet e Ivan Dutra agradeceram à todos os parceiros que tornaram possível, quais sejam: Instituto ORBITATO, na pessoa de sua diretora Celaine Refosco. CDL na pessoa da Presidente, Sra. Fatima Granemann, SEBRAE , Studio Fotográfico Simone Feijó , Josiane Maria Romagna –  Maquilagem Profissional e  Cubas Coiffeur.

Os modelos

Na noite de quarta-feira, defilaram trajando peças produzidas por artesãs do projeto "Dando Linha"  as seguintes personalidades da sociedade Riomafrense: Quiara Lottermann Brun, Helington Chermack, Mônica T. Lottermann Bessa , Maria Angelica Dassis Bedim , Tania Weiss, Arildo Antonio Cubas,Sibila R. dos Santos , Elias Ataide Alves de Souza, Camila Pirez da Fonseca, Alexsandra da Silva, Francine Pereira de Souza , Inaiara  Ap. Vaneski de Souza e o projeto ainda contou com a participação da Sra. Josiane Maria Romagna também como modelo fotográfico. Para a sessão fotográfica  com a fotógrafa Simone Feijó, as modelos foram maquiladas por Jô Romagna  e no desfile as meninas Alexsandra, Inaira e Francine  contaram com o apoio da equipe Cubas Coiffeur .

Os resultados

Na própria noite do desfile as artesãs já tiveram uma série de encomendas efetivadas, por lojistas locais, personalidades presentes  e também para serem levadas para outros estados . Uma empresa realizou encomenda para confeccionar o uniforme de inverno de sua equipe feito de lã e tricô, através das peças masculinas elogiadas pelo acabamento e detalhes . Nas peças femininas o destaque ficou para os longos e trabalhados chales. Mas a coleção de inverno também é feita de cachecóis , polainas , casaquinhos e saias . Interessados em obter informações sobre as peças podem entrar em contato com a Secretaria do Programa Bolsa Família  pelo fone 36437181 ramal 213.