Entidades realizam 2º roteiro de turismo rural em Mafra
Turistas visitaram a Vila Ruthes e o Campo da Lança, conheceram as belezas naturais e exploraram o potencial turístico destes locais
Na tarde do último sábado, 10 de abril, cerca de 40 pessoas participaram do 2º roteiro de turismo rural de Mafra, realizado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Unc-Mafra, ACI, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Este circuito de agroturismo percorreu as localidades de Vila Ruthes e Campo da Lança, passando por propriedades que possuem infraestrutura adaptada para receber o turista.
Roteiro
Saindo do centro de Mafra, o ônibus de turismo seguiu até a primeira parada no Cantinho da Bolacha, no Campo da Lança, na propriedade de Maria Simette que produz variadas bolachas caseiras. Lá os visitantes puderam degustar e comprar biscoitos de aveia com chocolate ou com frutas, pão de mel, entre outros sabores. Estes produtos também podem ser adquiridos na própria propriedade ou na Feira da Família, às sextas-feiras, em Mafra.
A segunda parada foi nos Apiários Sauer, de Lauro Sauer, que na ocasião fez questão de receber pessoalmente os visitantes e mostrar o local de produção e embalagem do mel. Segundo o proprietário, são produzidas cerca de 8 toneladas de mel por ano, comercializadas no Brasil e exterior. Todos saíram satisfeitos, levando para casa um brinde do apiário.
Em seguida o passeio seguiu viagem até um dos patrimônios históricos de Mafra, a Capela da Vila Ruthes. Lá os visitantes ouviram a história da capela contada pela filha de um dos fundadores, Ilda Lourenço. Ela ainda lembrou que no dia 23 de maio acontecerá a Festa do Divino Espírito Santo, com missa às 10h30.
A penúltima parada foi na Casa do Artesão, propriedade da artesã Doralice Horn. A casa, além de apresentar ricos detalhes e obras do saudoso artesão Meinrad Horn, é o local de trabalho da esposa, que confecciona peças artesanais utilizando como matéria prima a palha de milho e a madeira. As obras são conhecidas nacional e internacionalmente. Os visitantes foram recebidos pelo filho da artesã, Rudolfo Horn.
A última parada foi na propriedade rural da Família Machado, na qual os visitantes puderam apreciar o café colonial, com geléias, patês, requeijão, queijos, bolos, entre outros pratos. Após o café, todos foram convidados a conhecer a cachoeira de propriedade de Rolando R. Grossl, que faz divisa com a da Família Machado. Um trator com caçamba levou os turistas até a cachoeira para admirar a queda d'água. Além desse passeio, crianças e adultos puderam também caminhar pela propriedade à pé ou à cavalo.
Turistas
Para as irmãs Irmgard e Guerda Bredow este passeio foi uma ótima oportunidade para conhecer o interior de Mafra. "O melhor foi passear de trator e conhecer o apiário. Valeu a pena ver as belezas de nosso município", declararam. Para Larissa Grein Becker, que nunca tinha feito esta rota, esse passeio foi bem agradável. "O café colonial foi ótimo e me senti mais livre nesse espaço", comentou.
Interessados em obter mais informações podem entrar em contato com a Diretoria do COMTUR pelo telefone (47) 8433-0503 ou na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, no (47) 3642- 0488.
Arquivos