Perdas com as chuvas de abril chegam a 2,7 milhões em Mafra

Os estragos causados pelas chuvas de final do mês de março e início de abril deste ano, no meio rural e na zona urbana de Mafra contabilizaram prejuízos que passaram de R$ 2,7 milhões, segundo dados da Defesa Civil do Município, apurados com base nos relatórios apresentados pelas secretarias municipais de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Os dados do AVADAN-Avaliação de Danos foram encaminhados ao Prefeito Jango Herbst e à Defesa Civil do Estado.

Os estragos verificados no meio urbano chegaram a R$ 783 mil, entre asfalto e bocas de lobo danificadas, tubulações rompidas, além da abertura de valetas nas ruas sem pavimentação, conforme relatório da Secretaria. Já no meio rural as perdas foram maiores, registrando R$ 46.394,00 em 6 pontes destruídas; R$ 13.080,00 em bueiros estourados e R$ 1.878.720,00 em estradas deterioradas, que exigirão cerca de 50 mil metros cúbicos de pedras para a recuperação.

Em relação à educação, a Defesa Civil Municipal explicou que não houve paralisação de aulas, mas que alguns alunos, principalmente do interior do município, não puderam chegar até o local onde passa o transporte escolar. Também não houve registro de perdas na safra de verão, nem de desabrigados.

Emergência

A situação de emergência se dá devido às condições das estradas extremamente danificadas, com bueiros e pontes destruídas interditando passagens, o que dificulta o escoamento da safra agrícola.