Vencedores do concurso de réplicas receberam troféu das mãos do Prefeito

 

Vencedores do concurso de réplicas de personagens de Monteiro Lobato receberam troféu das mãos do Prefeito de Mafra

A manhã de terça-feira, 20 de abril, foi especial para três alunas de escolas municipais de Mafra. Gislaine Hacke, Vivian Scholze Huinka e Vitória Loureiro receberam das mãos do Prefeito Jango Herbst, troféu de 1º, 2º e 3º colocado respectivamente, no concurso "Réplicas de Personagens de Monteiro Lobato", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Cada aluna recebeu também certificado de participação e a escola, representada por seu diretor, um troféu.

Talentos infantis

Para o Prefeito Jango, esse concurso enalteceu a cultura local, além de envolver a participação de crianças e contar com a colaboração de professores e diretores. "Parabenizo a todos e principalmente os novos talentos infantis. Dou nota mil para o trabalho que fizeram. Vocês, crianças, serão vitoriosas sempre", ressaltou o Prefeito.

Já a Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira aproveitou a ocasião para parabenizar a iniciativa da Secretaria de Cultura, nesse resgate á memória de Monteiro Lobato e da literatura nacional.

A cerimônia de premiação contou com as presenças do Secretário de Cultura, Nilson Matoso e da diretora de cultura, Kátia Lanski, que destacaram a participação das escolas no concurso, além da homenagem à semana do livro e ao aniversário do escritor Monteiro Lobato.

Palavra de criança

A aluna Gislaine Hacke, da E.M.E.B Avencal São Sebastião e 1ª colocada com a réplica "Visconde de Sabugosa" disse que escolheu este personagem por ser um de seus preferidos. Ela utilizou palha, milho e ainda colocou um nariz de talo de abóbora. A 2ª colocada, Vivian Scholze Huinka, da E.M.E.F Amola Flecha, fez a réplica "Tia Anastácia" utilizando papel, tecido e um garrafão para fazer o corpo da personagem. E a 3ª colocada, Vitória Loureiro, do C.E.M Anjo da Guarda, escolheu a réplica do  "Saci Pererê" por este ser um personagem interessante. Ela usou papel, retalho e madeira na confecção. Para as alunas, fazer a réplica deu trabalho, mas ficaram felizes com o resultado.

Números

O concurso "Réplicas de Personagens de Monteiro Lobato", contou com a participação de 13 escolas e expôs entre os dias 1 e 15 de abril na Secretaria da Cultura 26 réplicas, para as mais de 1200 pessoas que passaram para conferir de perto a criatividade e originalidade dos trabalhos artesanais.