Rio Negro sobe 6cm por hora e previsão é que continue a subir por mais 3 dias

 

O nível do rio Negro que separa os municípios de Mafra (SC) e Rio Negro (PR) está subindo cerca de 6cm por hora e pela manhã de ontem (27 de abril),  estava com 9,09m, sendo que o normal anual é de apenas 1,60m, conforme dados da Defesa Civil de Mafra. Segundo a Diretora da Defesa Civil de Mafra, Solange Lansky, mesmo que cessem as chuvas, o rio Negro continuará subindo por mais 3 dias, tendendo a ultrapassar a marca da última enchente em 2009, de 9,27m. "A média de precipitação anual de chuvas é de 1600 milímetros. De janeiro até agora foram 1350 milímetros e nos últimos 4 dias choveu 300 milímetros ", esclarece a Diretora.

O Prefeito Jango Herbst decretou no dia 8 de abril, situação de emergência no município em virtude das dificuldades de escoamento da safra agrícola devido às precárias condições de trafegabilidade das estradas, ocasionada pelas constantes chuvas que tem assolado o município desde o início do ano e mais especificamente no final do mês de março e início de abril.  O Decreto nº. 3.255, de 8 de abril de 2010 declara em situação anormal caracterizada como situação de emergência, a área do município afetada por fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil, este decreto tem validade por 90 dias, prorrogáveis por mais 90. "Não haverá alteração no objeto do decreto. Vamos enviar um novo AVADAN (Avaliação de Danos), atualizado e acrescido dos valores dos prejuízos e danos ocasionados pelas chuvas dos últimos 4 dias. Além do número de famílias desabrigadas e desalojadas", explica Solange Lansky.

A Defesa Civil de Mafra informou que até ontem foram deslocadas 67 famílias (desabrigadas e desalojadas) de suas casas e alojadas no Ginásio Tutão (16 famílias – 64 pessoas), Ginásio do C.E.M Beija Flor (3 famílias – 11 pessoas) e no Ginásio de Esportes da E.E.B Francisco Izabel  (5 famílias – 23 pessoas), além de casas de parentes e amigos. Os bairros mais afetados foram a Vila Argentina, Vila Solidariedade e Vila Ferroviária.

A Defesa Civil informa que a previsão é de tempo estável para próximos dias, porém, alerta a população que mora em áreas de risco, que esta deve ficar de sobreaviso e em caso de necessidade, as famílias devem acionar primeiramente o número de telefone 193, do Corpo de Bombeiros, que está com toda a estrutura montada para fazer as mudanças. A diretoria de Defesa Civil disponibilizou ainda os seguintes telefones de emergência: (47) 3643-7742 e o celular 9911-8953. 

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst, lamenta a situação e diz que a prioridade é atender as famílias flageladas do rio Negro, rio da Lança e rio Bandeira. Ele solicitou aos seus secretários que estejam de prontidão 24 horas do dia para auxiliar a população. "A situação é emergencial e temos que responder prioritariamente e sempre com brevidade às necessidades das famílias atingidas", declarou.