Diagnóstico sobre saneamento básico é apresentado à população

comunidade e entidades tiveram mais uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

Na última quinta-feira, 29 de abril, aconteceu mais uma etapa para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mafra. Desta vez, a Sanetal Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura de Mafra para fazer o diagnóstico da situação atual do município e em seguida elaborar um plano de saneamento básico, apresentou um conjunto de informações sobre saneamento e seu impacto nas condições de vida da população.

Membros do executivo mafrense, associações de bairro e a comunidade em geral compareceram ao auditório municipal, a fim de ver a apresentação do diagnóstico.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Milton Antunes abriu a audiência, ressaltando a importância da participação popular na elaboração do plano e lembrou da parceria com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), que este ano começa a implantar um sistema de esgotamento sanitário parcial. "Esta etapa do processo é uma das mais importantes, pois todos os questionamentos da comunidade serão avaliados e contribuirão para o plano final", comentou.

Diagnóstico

A Sanetal iniciou a apresentação expondo os quatros itens que compõem o saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e limpeza urbana) e os objetivos do plano. Ressaltou que o principal é aquele que garante o acesso da população aos serviços de saneamento básico. Em Mafra o planejamento envolve o tratamento, a canalização, a distribuição de água, o esgotamento sanitário, a drenagem urbana e a destinação de resíduos sólidos. O engenheiro sanitarista da Sanetal, Paulo Araujo Filho, citou que a elaboração deste plano cumpre o que diz a Lei n.º 11445/07, a qual estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Para propor um diagnóstico preciso da situação, a Sanetal realizou visitas a diversos bairros do município, aplicou questionários à população e fez levantamento de dados junto à Casan e Prefeitura Municipal, documentando com fotos e mapas.

Voz da comunidade

Após a apresentação da Sanetal, a comunidade pôde se manifestar e a maior dúvida foi quanto ao início das obras de esgotamento sanitário. O Secretário Milton Antunes esclareceu que dentro de algumas semanas serão iniciadas as obras no município. "Deve-se começar pela bacia do rio da Lança, com duas estações elevatórias que ficarão próximas a este rio, sendo uma no final da Rua Jorge Lacerda, nas proximidades da Igreja Ucraniana e a outra no final da rua Maria do Espírito Santo", explicou. Além disso, ressaltou a importância do esgotamento sanitário para a saúde pública. "O Ministério da Saúde aponta que para cada R$ 1,00 investido no saneamento são R$ 4,00 economizados na saúde. Então, Mafra está contando os dias para a implantação do sistema de esgotamento sanitário", afirmou o secretário.

Próximos passos

Após sua elaboração, o Plano Municipal de Saneamento Básico deve ser encaminhado para aprovação em lei municipal, de acordo com a seguinte seqüência:

– aprovação pelo Comitê Supervisor do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mafra;

audiência pública para apresentação final;

– aprovação na Câmara Municipal;

– assinatura do Prefeito.

Para Milton Antunes esta audiência cumpriu seu papel e mais uma vez contou com a participação da comunidade. "Agradeço a participação de todos e espero que na próxima audiência a população compareça para acompanhar a conclusão do plano já com as propostas delimitadas", finalizou o secretário.