Academia da Terceira Idade da Praça Lauro Muller é alvo de vandalismo
• cadeados arrebentados e aparelhos danificados prejudicam funcionamento da academia ao ar livre
Na manhã da última segunda-feira, 03 de maio, Mafra sofreu, mais uma vez, atos de vandalismo. Desta vez, foram danificados os aparelhos da Academia da Terceira Idade da Praça Lauro Muller. Neste dia, os monitores, acadêmicos de Educação Física da UnC e os idosos participantes do Programa Mafra em Forma, se depararam com três aparelhos danificados. A Academia, que conta com a participação de 100 idosos, possui oito aparelhos, entre eles remada sentada, simulador de esqui, simulador de caminhada, cavalgada, entre outros.
Prejuízo
Quem passou pela praça pode constatar que os aparelhos foram quebrados e as travas, que fazem a segurança dos equipamentos, foram arrancadas, mesmo com cadeados. "Não é apenas o prejuízo material, mas principalmente os danos à saúde, pois trabalhamos com a prevenção e manutenção do bem-estar físico e mental do idoso", comentam os coordenadores do projeto.
As atividades na Praça Lauro Muller estão ocorrendo normalmente e apenas os aparelhos danificados não estão sendo utilizados.
Academia ao ar livre
A Academia da Terceira Idade da Praça Lauro Muller é uma iniciativa da Unimed Riomafra, Universidade do Contestado e Programa Mafra em Forma e tem por objetivo a promoção da saúde para os mais de 100 idosos participantes. "Os aparelhos da academia são muito úteis para manutenção e melhora da capacidade funcional dos idosos que todos os dias participam das atividades físicas", explicam.
Segundo os coordenadores do projeto, a Unimed Riomafra já está providenciando o reparo dos aparelhos o mais breve possível.
Denuncie o vandalismo
Se o ato for em flagrante o cidadão pode denunciar à Polícia Militar pelo telefone 190 e registrar um boletim de ocorrência. A denúncia também pode ser feita para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pelo telefone 3641-4016.