Governo do Estado homologa situação de emergência em Mafra

 

A situação de emergência do Município de Mafra, decretada em 8 de abril deste ano pelo Prefeito Jango Herbst em razão das chuvas torrenciais de fins de março e início de abril, foi homologada pelo Governo do Estado no dia 22 de abril deste ano, com vigência de 90 dias. Decreto nº. 3.208, de 22 de abril de 2010, assinado pelo Governador Leonel Pavan foi publicado no Diário Oficial na mesma data.

Segundo informações da Diretora de Defesa Civil, Solange Lansky, a homologação pelo Governo do Estado significa que todo o trabalho realizado pela Defesa Civil de Mafra foi considerado correto dentro dos critérios da Defesa Civil do Estado e da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que é vinculada ao Ministério da Integração Nacional. 

Situação de Emergência

A situação de emergência foi decretada pelo prefeito Jango Herbst no dia 8 de abril de 2010, através do decreto municipal n° 3255, em razão das fortes chuvas que caíram no final do mês de março e início de abril em Mafra. Ainda durante a vigência do decreto, o município foi assolado pela inundação provocada pelas águas dos rios Negro, da Lança e Bandeira que desabrigaram cerca de 150 famílias – das quais 113 foram removidas pelo Corpo de Bombeiros – Defesa Civil e o restante saindo particularmente – moradoras das vilas Clementina, Argentina, Ferroviária, Solidariedade e das Flores.

Os prejuízos levantados pela Defesa Civil do Município chegaram a R$ 6,5 milhões, com 10 pontes danificadas, 34 bueiros e 203 km de estradas do interior, além dos estragos nas ruas e bueiros da cidade.

"A Defesa Civil está fazendo um trabalho sério e comprometido com a situação de vulnerabilidade das famílias atingidas", declarou a diretora de Defesa Civil de Mafra.