Agricultores mafrenses participam de viagem de intercâmbio

A parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura e a Epagri proporcionou um dia de intercâmbio entre produtores de gado leiteiro de Mafra e de Porto União. Na última terça-feira (18), grupo de 20 produtores, além de técnicos das duas entidades visitaram duas fazendas em Porto União, que estão utilizando uma nova variedade de pastagem, que é a "Gramínea Gigante".

Segundo informações do Médico Veterinário da Prefeitura de Mafra, Leonardo Cotrin, o objetivo da viagem foi proporcionar aos produtores conhecerem as propriedades que já se utilizam da pastagem alternativa e que se adapta à região.  "Os produtores puderam observar que com as novas variedades se permite uma produção de leite a pasto com baixo custo, com consequente aumento de renda para o produtor", comentou. A visita foi acompanhada pelo técnico da Epagri de Porto União.

A viagem foi considerada como muito proveitosa por técnicos e produtores, pela troca de experiências e pela possibilidade de conhecer uma alternativa nova de pastagem como no caso da "Gramínea Gigante".  A ação faz parte das atividades da Secretaria Municipal da Agricultura que busca proporcionar ao produtor local, condições de diversificar a produção e melhorar a produtividade.  Somente neste ano a Secretaria realizou dois cursos de capacitação para agricultores, em parceria com o Sindicato dos Produtores e SENAR.