Servidores de Mafra participam de semana de prevenção de acidentes no trabalho

a busca pela qualidade de vida no ambiente profissional e familiar, além de informações sobre prevenção e atividade física dão o tom ao evento

Durante esta semana os funcionários da Prefeitura de Mafra participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT 2010. O evento acontece no Auditório da Escola Barão de Antonina, pela manhã e encerra-se na sexta-feira, dia 28.

Na abertura da SIPAT estiveram presentes membros do executivo municipal, como a Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet, representando o Prefeito Jango Herbst, a servidora Rosângela Aparecida dos Santos Lopes, representando a Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, além de dezenas de servidores municipais e a equipe da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – organizadora do evento.

Abertura

A presidente da CIPA, Joelma Aparecida Martins dos Santos, fez a abertura do evento, falando sobre prevenção de acidentes, dos prejuízos que os acidentes causam às vítimas, ao empregador e à economia do país. Ela também ressaltou sobre a importância da participação dos servidores neste evento. "Segurança e saúde são imprescindíveis quando o propósito é manter o ambiente de trabalho saudável e produtivo. A Cipa é um instrumento fundamental na obtenção destes objetivos". Joelma disse também que "um funcionário que trabalha em um ambiente saudável, que tem boa qualidade de vida, trabalha mais feliz e consequentemente tem melhor produtividade".

A Secretária da Criança e Ação Social salientou que os servidores públicos municipais são o retrato da cidade e que estão a serviço da população. "Se estamos aqui, temos um compromisso. Essa semana não é só de informação, mas de reflexão. Estar em um ambiente de trabalho saudável é ter vontade de retornar no dia seguinte". Áurea desejou sucesso ao evento e parabenizou a comissão organizadora da Sipat.

Trabalho e saúde

Para animar a manhã, os presentes ouviram o coral infantil do Centro de Educação Infantil Ana Rank e as palavras do Diácono Dorvalino. Em seguida, todos fizeram uma sessão de ginástica laboral e participaram da palestra "Prevenção de Acidentes com Energia Elétrica" com o Técnico de Segurança do Trabalho da CELESC Regional de Mafra, Adson Andrepscheidt. Neste primeiro dia também houve sorteio de brindes, dia de embelezamento (Salão Eleganci) e exposição e demonstração de produtos "O Boticário". Já na terça-feira, foi o dia das palestras "Violência" com o Sgto. Pedro Luiz da PMM e "Gripe A – H1N1, Cuidados e Prevenção" com o Enfermeiro Jorge Jair de Moura Borges, da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra e do fórum com o Grupo de Apoio "Amor Exigente" e Secretaria Municipal da Criança e Ação Social.

Palavra de servidor

A auxiliar administrativa Rosa Maria Baumgartner de Souza Luz que participa pela primeira vez da Sipat da Prefeitura de Mafra, diz que independente da idade, todos podem aprender mais sobre qualidade de vida e contribuir para o meio em que vive e trabalha, com a família e com a sociedade. "É sempre bom ter um conhecimento a mais, pois a gente sempre aprende".

A telefonista Cilvana Rogalski disse que se sente feliz por ver que os seus colegas também estão participando. "As palestras servem como incentivo para os servidores trabalharem com mais qualidade".

A Sipat ainda terá palestras nesta quarta, quinta e sexta-feira e abordará os seguintes temas: "Primeiros Socorros" com a Equipe Bombeiros de Mafra; "Atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica" UNESCO, com o Professor de Educação Física, Daniel Rogério Petreça e o fórum com o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Mafra; "Motivação" com a Fisioterapeuta Diovana Abreu Sartóri; "Um novo olhar sobre o ambiente de trabalho" com a Professora, Marlize Beatriz Conte e o fórum: PLASSMA – Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Mafra e; IPMM – Instituto de Previdência do Município de Mafra; Fórum: Programa de Doação de Sangue e encerra-se com a palestra "Qualidade de Vida ao alcance de todos" com o Médico do Trabalho da Prefeitura Municipal de Mafra, Dr. Jean Alexandre Corrêa Vieira.