Mafra poderá adotar sistema de estacionamento rotativo

 

projeto atende solicitações tanto de lojistas como de consumidores

 

A cada ano que passa constata-se no município o aumento do número de veículos que trafegam pelas ruas centrais e sofre consequentemente, com a falta de estacionamento. Para tentar minimizar o problema, a Prefeitura de Mafra vem desenvolvendo projeto para implantar o sistema de estacionamento rotativo no centro da cidade. Esse assunto tem sido amplamente discutido desde 2008 e é uma das metas da atual administração. Além disso, o projeto atende às orientações da Empresa Via 11, de consultoria no trânsito e às solicitações tanto de lojistas como de consumidores. Essa preocupação é uma constante, tanto que em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano reuniu-se com o Conselho Municipal de Trânsito e com representantes de entidades como ACI e CDL para encontrar soluções para o trânsito no centro da cidade.

Futuro

A partir dessa constatação, Mafra poderá adotar já a partir do próximo semestre o estacionamento rotativo público. Atendendo solicitação do Prefeito Jango Herbst, Projeto de Lei nesse sentido será enviado à Câmara Municipal para ser votado. Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes, o estacionamento rotativo terá a finalidade de democratizar o uso do espaço público, gerando rotatividade nas vagas de estacionamento em vias e logradouros públicos em áreas comerciais e/ou de serviços existentes. "Estamos elaborando o Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara. Sendo aprovado, abriremos licitação para contratação de empresa para operar o sistema de estacionamento pago nas vias urbanas e áreas públicas da cidade".

O Secretário lembrou também que serão mantidas as vagas gratuitas para idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e em frente a farmácias. "Para elaboração do projeto visitamos cidades que já adotam este sistema como Porto União e União da Vitória, que são cidades gêmeas, Canoinhas, São Bento do Sul e Florianópolis, para quando instalarmos em Mafra não haja grandes mudanças ou erros".

Para Milton, o estacionamento rotativo movimentará a economia e o comércio da cidade. "Sei que a população, em um primeiro momento, poderá discordar desse tipo de sistema. Mas, com o tempo, verá uma movimentação maior no comércio e, periodicamente, vagas livres de estacionamento, próximas ao local onde deseja ir", finalizou o Secretário.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente está à disposição para atender a população. O endereço é Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 (prédio da Prefeitura de Mafra) e atende das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas de segunda à sexta-feira, ou pelo telefone: 3641-4016.