Mitsubishi Cup chega a Mafra na terceira etapa da temporada

 

 

• Pista montada na Fazenda Marivana será a primeira do ano em piso de terra preta, o que elevará o nível de dificuldade e promete dar um tempero especial no duelo entre catarinenses e paulistas pela liderança do campeonato

 

A cidade de Mafra se prepara para viver um Dia dos Namorados diferente e bem agitado. No dia 12 de junho, o município receberá, pela primeira vez, os grandes nomes do cross country brasileiro, reunidos para a terceira etapa do rally de velocidade Mitsubishi CUP.

 

Divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná, Mafra é conhecida como a "Capital Catarinense do Mel" e considerada a cidade pólo do planalto norte-catarinense, onde se destacam as ricas reservas florestais. Devido à extensa área de solo fértil do município, a cidade é um importante núcleo de produção de soja, milho, feijão, trigo, cevada e fumo.

 

É justamente numa plantação de milho, dentro da Fazenda Marivana, que será estruturada a etapa. "Nós construímos a pista inteira privilegiando a vista e o público poderá assistir metade da prova sem sair do lugar. Como não teremos plantações altas, porque já houve a colheita, a prova será toda no visual, o que facilitará o trabalho dos navegadores", explica Detlef Altwig, gerente geral de competição que passa algumas dicas aos competidores. "Essa etapa certamente terá um clima frio e deve ser mais lenta por causa do tipo de piso: um campo de agricultura com terra preta, mais solta, com mais atrito, exigindo bastante da habilidade dos pilotos".

 

Outro atrativo da etapa promete ser o confronto entre as duplas catarinenses e paulistas, estados que até o momento polarizam a liderança nas quatro categorias: Pajero TR4R Light, Pajero TR4R, L200 RS e L200 Triton RS.

 

Na categoria Pajero TR4R Light, estreante da temporada 2010, a dupla formada pelos catarinenses Henry Grosskopf e André Lucas Munhoz quer aproveitar o fato de correr em casa para disparar na ponta da tabela, se distanciando dos vice-líderes da categoria, os paulistas Eder Benito e Dalmo Bergantin. "A expectativa de fazer uma boa prova é enorme, apesar de haver um pouco mais de pressão por corrermos praticamente em casa. Ao mesmo tempo em que é uma motivação por contarmos com a presença de pessoas como nossos pais, esposas, familiares e amigos", afirma o navegador André Lucas, que explica o que pode ser o diferencial a favor da dupla catarinense. "Como estamos a apenas 50 quilômetros da cidade, já temos uma boa noção do relevo e do tipo do piso, o que tende a facilitar um pouco mais o nosso trabalho", conclui o navegador.

 

A disputa entre paulistas e catarinenses continua na categoria Pajero TR4R, onde a liderança paulista da dupla Paulo Rugna e Adriana Parra está ameaçada pelos catarinenses Wilians Joares Dums e Jorge Adriano Peters, de São Bento do Sul. Apesar disso, os líderes não mostram preocupação em esconder a estratégia adotada para se manter na primeira colocação. "Antes do início da temporada fizemos alguns treinos juntos. Então, o que era segredo não é mais", revela o piloto Paulo Rugna.

 

Na categoria L200 RS uma coisa é certa: a hegemonia catarinense está garantida seja qual for o resultado. Afinal, duas duplas do estado ocupam as primeiras posições do campeonato que é liderado por Juliano Jorge Diener e Vitor José Munch, de São Bento do Sul, seguidos por Renato Rosales e Plínio André Bergamo Junior, de Criciúma, na segunda colocação. Para os competidores de São Bento do Sul é muito bom estar em casa apesar de haver uma pressão maior por causa da torcida. "Nosso objetivo é ganhar, porém isso depende de vários fatores. Depende um pouco de sorte, de não errar na navegação… Mas começamos o ano com o pé direito e acreditamos que é possível continuar na liderança", afirma o piloto Juliano Bergamo Júnior. Já a dupla de Criciúma quer deixar o carro ajustado para virar o jogo. "Coincidentemente a nossa equipe de preparação é a mesma da outra dupla (Juliano e Vitor). Por isso estamos tentando maximizar a igualdade entre os dois carros. Será uma disputa de tudo ou nada e a idéia é ficar na frente deles", afirma o piloto Renato Rosales.

 

Na categoria L200 Triton RS, por sua vez, são os paulistas que seguem na frente. A dupla Christian Baumgart e Beco Andreotti está atrás do bicampeonato e promete dificultar a aproximação dos vice-líderes Reinaldo Varella e Edu Bampi. Para isso, precisam aumentar a diferença na tabela de classificação que hoje é de apenas três pontos. "A gente vem pro tudo ou nada. Acreditamos que cada prova é uma novidade e temos de vencer uma a uma. E, para isso, é preciso melhorar sempre, desenvolvendo o levantamento da pista na primeira volta, a comunicação entre piloto e navegador ebuscando sempre o limite do carro e da navegação", explica Beco Andreotti.

 

Premiação

 

Além de ter a maior premiação do automobilismo brasileiro, a Mitsubishi Cup 2010 também reserva novidades para o fim da temporada desse ano, além de garantir troféus e prêmios em dinheiro aos campeões, em todas as etapas. Os vencedores nas categorias L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R receberão premiação especial, uma viagem exclusiva para o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, o mais luxuoso do Nordeste.

 

A Mitsubishi Cup tem patrocínio Itaú, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Mira Transportes, Daslu Homem, Magneti Marelli, Transzero e Artfix. E conta ainda com o apoio da Prefeitura de Mafra.

 

 

Programação

 

11/06/2010 – sexta-feira

VISTORIA CATEGORIA L200 RS e PAJERO TR4 – das 10 às 17 horas

Local: Universidade do Contestado (UNC) – Entrada – Av. Presidente Nereu Ramos.  

 

BREFING PARA TODOS OS COMPETIDORES às 19h

Local: Av. Presidente Nereu Ramos , altura 1088

 

12/06/ 2010 – sábado

LARGADA ,ALMOÇO E PREMIAÇÃO

Local: – FAZENDA MARIVANA – Estrada para Fazenda Potreiro s/n –

Continuação da Av. Cel. Severiano Maia -/ J América – Mafra

 

1º largada – 08h30

2ª largada – 11h

3ª largada – 13h30

 

PREMIAÇÃO – Início: 16 horas