CAPS Casa Azul comemorou Dia Nacional de Luta Antimanicomial com passeio, palestra e futsal

 

18 de maio – Dia Nacional de Luta Antimanicomial

 

Para comemorar a importância da data, o CAPS Casa Azul (Centro de Atenção Psicosocial) de Mafra realizou uma palestra motivacional, ministrada pelo Profº Carlos Senff, com o objetivo de atividade educacional. Outra atividade foi a realização de um passeio ao Museu da Terra e da Vida, no Cenpáleo da UnC. O esporte também teve destaque na comemoração, com a realização de uma partida amistosa de futsal entre um time formado por profissionais e usuários do CAPS, contra um combinado local. Segundo o enfermeiro e Coordenador do CAPS, Alain Lourenço Gomes, o resultado da partida não é relevante, pois "deve-se destacar sim a vitória conquistada através dos propósitos terapêuticos da equipe que vem dando bons resultados".     

Luta Antimanicomial

No dia 18 de maio comemorou-se o Dia do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), marco para o fim dos manicômios e trouxe à CAPS um novo modelo de atendimento. O CAPS Casa Azul de Mafra oferece um serviço de saúde aberto e comunitário e de referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.

Saiba o que é o Movimento

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) é um movimento social existente há 17 anos e disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.