Prefeitura de Mafra quer investir R$ 2 milhões em asfalto a cada ano

Investimentos de R$ 2 milhões de reais em pavimentação asfáltica em Mafra. Essa é a meta do Prefeito Jango Herbst para ser executada ainda este ano e repetida no ano que vem, segundo informações do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes. Para cumprir a meta, o secretário destacou o asfalto da rua Capitão João Braz, já concluída com extensão total de 1.650 metros ou 14.850 m2., ao custo total de R$ 770 mil, dos quais R$ 700 mil são recursos oriundos do Governo do Estado e R$ 70 mil de contrapartida do Município.

Além dessa pavimentação, ele informou que na Vila Nova, as obras para pavimentação da rua Tabelião José Juraszeck já estão em fase adiantada  e  que na rua do Portão, as obras estão em fase de colocação de meio fio. Estas duas ruas, junto com a rua Getúlio Vargas, receberão investimentos para pavimentação aslfáltica, na ordem de R$ 880 mil, dos quais R$ 800 mil são recursos do Governo do  Estado (Secretaria de Infra-Estrutura) e R$ 80 mil de contrapartida da Prefeitura. Os recursos serão destinados à pavimentação total de 1.710 metros, 15.390 m2 na Getúlio Vargas.

Tubulações

Além dessas obras que já estão em execução, o secretário destacou ainda os trabalhos de tubulações que a Prefeitura vem desenvolvendo em todos os bairros de Mafra, principalmente nos bairros da Vila Nova e Faxinal. Segundo Milton Antunes, são mais de 5 mil e 500 metros de tubulações colocadas nos últimos seis meses. Além disso, falou da aquisição de cerca de 4 mil metros de manilhas em conjunto com o Conselho Municipal de Saneamento Básico, para sanar os problemas das água pluviais nos pontos mais críticos. A aquisição das manilhas está em fase de licitação.

Sobre a manutenção das ruas dos bairros explicou que já foram trabalhadas cerca de 75% das vias com a colocação de pedra britada, que tem uma durabilidade  de 5 a 8 vezes maior que o cascalho (que até então vinha sendo utilizado). Falou também dos tapa-buracos que estão sendo feitos,  principalmente na rua Vila Argentina e do trabalho dos calceteiros nas ruas com pavimentação em lajota.

Metas

Quanto às metas para serem executadas ainda neste ano e no próximo ano, o secretário destacou as seguintes:

• Investimentos de cerca de R$ 500 mil na aquisição de parques infantis para colocar em todos as praças do município, para proporcionar maior segurança das famílias;
  • Investimentos de cerca de R$ 2 milhões em asfalto por ano;
  • Implantação de mais de 4 mil metros de tubulação, adquiridas em conjunto com o CONSAB, com a finalidade de para sanar os problemas do esgoto das águas pluviais
  • Iniciar a implantação do saneamento básico no município, que hoje depende apenas de liberação ambiental do IBAMA;
  • Mudança no ajardinamento e implantação de rotatórias nos principais cruzamentos do centro da cidade;
  • Implantação do Estacionamento rotativo;
  • Implantação da Guarda Municipal;
  • Municipalização do trânsito.

Pavimentação asfáltica

Extensão total

Área pavimentada

(Governo do Estado e contrapartida do município)