Microbacia do Rio Bituva reivindica melhorias

Os secretários de Obras, Desenvolvimento Urbano e a Ouvidora Municipal receberam o grupo de agricultores para discutir ações

Na manhã da última sexta-feira, 18, seis agricultores membros da Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Bituva (ADM) estiveram na Prefeitura de Mafra para apresentar suas reivindicações quanto à situação das estradas da região. Eles foram recebidos pela Ouvidora Municipal, Irene Delinski Dornel e pelos secretários de Obras, Valdemar Goffi, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Milton Antunes. O Secretário de Obras disse que recebeu a comunidade da Bituvinha, atendendo a um pedido do Prefeito Jango Herbst. Na ocasião, Goffi também solicitou a presença do Secretário da Agricultura, Omilton Pereira Filho para tratar dos assuntos relativos às estradas porteira adentro, entre outros.

De acordo com os representantes da Associação, o trânsito de veículos de carga pesada danificam as estradas da comunidade da Bituvinha, que servem para escoamento da produção agrícola e transporte escolar. Diante desta situação, os secretários se pronunciaram de acordo com suas pastas. Valdemar Goffi aproveitou a ocasião para explicar o processo de compra de pedras pelo município, patrolamento de estradas e maquinário disponível. "Nestes 10 meses frente à Secretaria de Obras, passei por três enchentes que causaram muitos estragos no interior. Mesmo assim, já entreguei 20 pontes e ainda temos cerca de 10 a serem recuperadas", comentou Goffi. Ele também ressaltou que as secretarias trabalham juntas, pensando na manutenção e desenvolvimento do município. Já os secretários Milton Antunes e Omilton Pereira Filho orientaram os agricultores a buscarem parcerias, participarem dos programas que a Secretaria de Agricultura oferece e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Nesta reunião, os agricultores e secretariado puderam compartilhar informações sobre a comunidade da Bituvinha e demais acessos. Além disso, os agricultores deixaram com os secretários cópia das atas das últimas duas reuniões da ADM, que constam os anseios da comunidade. "As estradas sofrem com as chuvas e o trânsito de caminhões pesados. Mas peço que respeitem os moradores da localidade", comentou Emídio Stefen, um dos membros da ADM. Ele ainda propôs a criação de uma lei que proíba o tráfego deste tipo de veículo, a colocação de uma placa de aviso e um desvio alternativo. Os secretários acataram o que foi exposto e disseram que vão tomar providências a respeito disso.

O Secretário Milton Antunes propôs ainda à Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Bituva (ADM) participar de sua próxima reunião com os membros, para apresentar o que diz o código florestal e tratar de questões ambientais, junto com a comunidade e demais secretários. A reunião ficou agendada para o próximo mês de julho.

Foto (Reunião Bituvinha 10): Valdemar Goffi (centro), Eliseu Árvaro Schade, Omilton Pererira Filho, Cerineu e Theófilo Prusack, João Laertes Assunpção, Irene Dornel, Wilson Watter, Milton Antunes e Emídio Stefen.